Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Saiba mais sobre a fisioterapia com foco em exercícios de musculação


Por Redação GMC Publicado 30/04/2019 às 17h21 Atualizado 21/02/2023 às 09h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muito mais do que uma repetição de exercícios com bolas, cordas ou elásticos, comuns nas sessões de fisioterapia, para reabilitação do corpo, a especialidade pode usar de exercícios de academias de musculação, para resultados ainda mais eficientes.

A prescrição clínica do exercício é pouco explorada pelo profissional de fisioterapia e resgata a essência desta área da saúde na busca pela restauração das funções e prevenção de lesões, na avaliação do fisioterapeuta Leandro Karam, coordenador do curso de pós-graduação em Fisioterapia do Movimento Humano da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Basicamente o tratamento é com base no fortalecimento muscular, explica ele. “As formações especializadas para a área da fisioterapia não fogem ao trivial. São muito diretamente ligadas às áreas clássicas, como traumato ortopedia, cardiorrespiratória, dermatofuncional e neurofuncional, por exemplo. Esse tipo de foco de alto nível se aplica em todas as áreas da profissão, de maneira que o fisioterapeuta compreende seus pacientes de uma nova forma e mais assertiva.”

Na prática, o trabalho acontece com exercícios resistidos, como pesos, borracha e caneleira, que pode ser na casa do paciente ou em uma academia, sem dispensar o auxílio de um educador físico. No método tradicional, comenta Karam, usam-se muito poucos equipamentos. Quando voltado ao fortalecimento muscular, permite que o profissional entenda melhor o que está sendo aplicado. “O profissional costuma sair da faculdade apenas reproduzindo exercícios, como uma coreografia, e não pensa no benefício que realmente pode trazer se for realmente bem aplicado”, avalia.

Pensar no fortalecimento muscular como desafio faz com que o fisioterapeuta atue na projeção dos exercícios. “Ele começa a fazer o design do que é ideal para aquele paciente que está na frente dele, sendo cada caso um caso. E assim o resultado é mais consistente do que o convencional, porque se trabalha com base na estrutura do paciente e não na coreografia do exercício.”

É importante lembrar que para trabalhar nessa área o fisioterapeuta precisa entender com muita clareza a estrutura do paciente e as demandas dele, para que o exercício ocorra sempre da forma mais saudável possível. “Em conjunto a isso, é possível realizar a avaliação da performance dos pacientes por meio de aplicativos gratuitos, que podem ser facilmente instalados nos nossos telefones celulares, e dessa forma se torna simples de realizar análises estruturais do corpo humano detectando os comportamentos deles.”

Especialização na PUCPR

A PUCPR oferece um curso presencial de pós-graduação em Fisioterapia do Movimento Humano, no câmpus de Curitiba, com duração de 30 meses. A formação permite a possibilidade de uma certificação internacional do Resistence Trainning Specialist Program. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2UuUaer

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…