Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

População recupera corais marinhos destruídos por tsunami no Sri Lanka


Por Agência Brasil Publicado 23/12/2019 às 10h31 Atualizado 25/02/2023 às 09h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A população do Sri Lanka se uniu para depositar mudas de coral no leito marinho. A medida visa tentar recuperar parte dos corais antes da data que marca os 15 anos do catastrófico tsunami de 2004 no Oceano Índico. O país foi um dos mais castigados pelo desastre.

Uma organização não governamental (ONG) iniciou o programa no sábado, 21, cinco dias antes da data que marca a tragédia, ao largo da costa da vila de Seenigama, no sudoeste do país.

A região era conhecida por ser um dos principais habitats para corais no mundo. Contudo, amplas áreas repletas de recifes de coral foram destruídas pelo tsunami.

Membros da ONG partiram do litoral em um barco, colocaram um suporte de concreto para o cultivo no fundo do mar a quatro metros da superfície, e depositaram na plataforma mudas de coral com aproximadamente 2 centímetros de altura.

A expectativa do grupo é de que as mudas cresçam de 10 à 15 centímetros de altura em um ano, se o desenvolvimento ocorrer como esperado.

Um membro da ONG disse que conseguia se lembrar dos fragmentos de coral atingindo as praias após o tsunami. Ele acrescentou que seu grupo quer apoiar a economia e o turismo local através da proteção e estímulo dos corais.

O tsunami do dia 26 de dezembro de 2004 deixou mais de 220 mil pessoas mortas ou desaparecidas.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Corpo de ‘tio Paulo’, idoso levado morto a banco, será enterrado no Rio de Janeiro


O corpo de Paulo Roberto Braga, idoso que foi levado já sem vida a um banco de Bangu, no Rio…


O corpo de Paulo Roberto Braga, idoso que foi levado já sem vida a um banco de Bangu, no Rio…