Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Notas do Enem já estão disponíveis para consulta no site do Inep


Por Folhapress Publicado 18/01/2019 às 12h04 Atualizado 19/02/2023 às 16h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Apesar da previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para divulgação dos resultados oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir das 10h desta sexta-feira (18), participantes já começaram a ter acesso às notas por volta das 8h30. Nas redes sociais, como o Twitter, a prova já está entre os assuntos mais comentados no Brasil.

Segundo o órgão, a liberação de acesso foi antecipada para que o setor de TI pudesse fazer ajustes e testes devido a previsão de grande acesso. A estabilidade total do sistema, porém, só foi garantida a partir das 10h. Os resultados podem ser acessados por meio da Página do Participante. Para fazer a consulta, o candidato deve fornecer CPF e senha.

As provas de 2018 trouxeram questões sobre feminismo e ditadura, enquanto a redação tratou de manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Uma das principais apostas era de que ele poderia tratar sobre fake news.

Segundo o Inep, responsável pelo exame, a edição teve 6.774.891 inscritos. No primeiro dia de provas, 4 de novembro, 25% dos candidatos faltaram – o menor índice histórico. Já no dia 11, segundo dia de provas, foi registrada taxa de 29,2% de abstenção.

Prazos

De 22 a 25 de janeiro, os candidatos poderão utilizar a nota para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas nas instituições públicas de ensino superior, como universidades estaduais e federais. O resultado será divulgado dia 28, e o candidato terá do dia 30 ao dia 4 de fevereiro para realizar a matrícula nas instituições. Quem não for selecionado na primeira chamada poderá se inscrever para a lista de espera do dia 28 ao dia 4.

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni), que permite estudar com bolsas de até 100% em instituições privadas do país, receberá inscrições do dia 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro e a segunda, no dia 18. Caso não seja selecionado nas duas chamadas, o candidato pode se inscrever na lista de espera entre os dias 7 e 8 de março. Podem participar do Prouni candidatos que não tenham diploma de ensino superior e que atendam a pelo menos uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública.

O estudante também poderá se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 18 de fevereiro e a lista de espera estará aberta do dia 20 de fevereiro a 31 de março. O Fies permite ao estudante financiar as mensalidades do seu curso em instituições privadas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…