Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Lançamento de sonda em direção ao sol é adiado


Por Salvador Nogueira/Folhapress Publicado 11/08/2018 às 13h10 Atualizado 17/02/2023 às 22h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A primeira tentativa de lançamento da Parker Solar Probe teve de ser interrompida com pouco mais de 2 minutos para a decolagem. O problema foi uma anomalia nos dados do sensor de um dos tanques de hélio pressurizado do foguete Delta IV Heavy.

Sem mais tempo para resolver a falha, a equipe foi obrigada a interromper o ciclo e reiniciar as preparações para nova tentativa neste domingo (12), a partir das 4h30.

A missão da sonda é viajar para as regiões mais internas do Sistema Solar e no fim das contas se colocar numa órbita próxima do Sol, muito mais perto dele que o planeta Mercúrio.

A primeira “roçada” em nossa estrela-mãe acontece cerca de três meses após o lançamento, na primeira de 24 passagens próximas previstas ao longo de sete anos. Numa órbita bastante alongada, a cada afastamento a Parker Solar Probe cruza as órbitas de Mercúrio e Vênus, por vezes usando encontros próximos venusianos para “apertar” ainda mais seu cerco ao redor do Sol.

Leia mais notícias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Acidente entre ônibus e carro deixa três mortos na zona leste de São Paulo


Um acidente envolvendo um ônibus e um carro na madrugada desta sexta-feira, 26, deixou três pessoas mortas e outras gravemente…


Um acidente envolvendo um ônibus e um carro na madrugada desta sexta-feira, 26, deixou três pessoas mortas e outras gravemente…