Geral

Dia das Crianças

Confira 5 brincadeiras "pré-smartphone"

Publicado por Luiz Santos, 12:06 - 11 de outubro de 2018

O dia das crianças é comemorado nesta sexta-feira (12). A infância é a época da vida mais marcada pelas brincadeiras e jogos. Atualmente, as crianças também têm opções de lazer digitais, em smartphones, tablets e computadores.

Bloco de Imagem

Foto: Unsplash

Mas nem sempre foi assim, na era “pré-internet” as brincadeiras eram necessariamente “off-line” e podiam ser realizadas tanto dentro de casa, como na rua. Veja 5 exemplos destas brincadeiras que não precisam de meios virtuais:


Amarelinha


A amarelinha é uma brincadeira muito popular. Para jogar é preciso desenhar com giz um riscado de quadrados e números no chão. O traçado pode ter variações, como o fim sendo o “céu”. Para jogar se deve tirar na sorte quem vai começar, jogar uma pedrinha em algum quadrado e pular sobre o riscado. Perde a vez quem pisa nas linhas do jogo ou na casa onde está a pedra.


Elástico


O elástico pode ser brincado entre três crianças ou ser amarrado entre duas cadeiras, por exemplo, para uma criança que está sem companhia. A brincadeira consiste em formar um retângulo colocando o elástico, que pode ser improvisado com pedaços de tecidos, entre as pernas. Quem começar deve pular entre o vão do retângulo. Geralmente palavras ou canções determinam o modo de pular.


Bola de gude


As bolinhas de gude podem ser utilizadas para várias brincadeiras e em grande parte delas o objetivo é atingir as peças do adversário para poder capturá-las.


Pega-pega


Esta é outra brincadeira muito conhecida. Para começar define-se um “pegador”, que deve correr atrás das outras crianças para torná-las “pegadoras” também com o toque. Existem variações, como o pega-gelo.


Stop


O Stop consiste em fazer uma tabela no papel com colunas de tópicos como nome, animais, automóveis, cores, lugares, entre outros. Em cada rodada estes tópicos devem ser completados com palavras de uma mesma letra combinada entre o grupo.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo