Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Aberto prazo para renovação de contratos do Fies celebrados até 2017


Por Agência Brasil Publicado 10/08/2018 às 11h22 Atualizado 17/02/2023 às 22h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Está aberto o prazo de renovação da participação no programa de financiamento estudantil (Fies) para contratos celebrados até dezembro de 2017. A manutenção do benefício deve ser registrada no sistema do Ministério da Educação até 31 de outubro deste ano.

O Fies é o programa de financiamento estudantil voltado a instituições de ensino particulares. Ele oferece empréstimos a alunos que desejam ingressar em cursos nessas universidades e faculdades, com percentuais variando a partir da renda dos candidatos e de outras variáveis. Para este ano, as regras do programa foram alteradas.

A renovação vale para quem está nas regras vigentes até 2017. Ela deve ser feita pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição de ensino. Os alunos devem acompanhar esse processo por meio do sistema do MEC para verificar se o pedido foi encaminhado, se os dados estão corretos e para validar as informações.

O prazo para a confirmação é de até 20 dias após o registro da renovação no sistema. Concluído o processo, o estudante pode retirar um certificado atestando sua situação regular na comissão. Se for encontrado algum problema, será preciso procurar a Comissão de Acompanhamento para que solicitar a correção.

Caso o aluno decida ou precise mudar as condições de financiamento, como a quantidade ou os valores das parcelas, precisa levar a documentação do contrato ao banco operador do empréstimo. Neste caso, o prazo é menor e se encerra no dia 30 de setembro.

Um motociclista ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente na noite dessa quinta-feira (9), em Maringá. O acidente aconteceu por volta das 19h.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem, de 28 anos, transitava entre carros quando bateu em um dos veículos e caiu. Ele foi socorrido e encaminhado em estado grave ao Hospital Universitário (HU) de Maringá.

A PRF faz um alerta sobre essa prática, que não é proibida. “É de extrema importância alertarmos quanto aos riscos dessa manobra. [Quando] você transita entre veículos, o risco de você acabar se envolvendo, como esse condutor se envolveu, em acidente, é muito grande. O ideal seria manter-se em sua faixa de rolamento. A partir do momento que o condutor decide pegar esses corredores, ele já está assumindo riscos”, afirma o inspetor da PRF Pedro Faria.

Ele explica que, no entanto, fazer ziguezagues na pista, mudando de faixa, acarreta em penalidade.

CNH cassada e 20 multas de trânsito

De acordo com a polícia, o motociclista ferido no acidente dessa quinta-feira estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada e com 20 multas de trânsito. A maioria das multas, segundo a PRF, é por avanço de sinal e todas foram registradas no período em que ele não poderia estar dirigindo.

“Em 2015, esse condutor teve a CNH suspensa. Em 2016, ele foi flagrado dirigindo e teve a CNH cassada. Agora, ele está com ela cassada até 2019. Essa motocicleta tem 18 multas por avanço de sinal, uma por excesso de velocidade, uma por parar sobre a faixa de pedestres. Todas em 2018”, destaca Faria.

Somente nesta semana, dois motociclistas morreram no trânsito em Maringá. O primeiro acidente aconteceu na tarde de terça-feira (7). O motociclista teria colidido contra um caminhão e morreu no local. Na quarta-feira (8), outro motociclista morreu ao ser atropelado por um caminhão, em uma marginal do Contorno Norte.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Exposição imersiva do Pequeno Príncipe chega a São Paulo em maio; saiba mais informações


O Pequeno Príncipe, personagem que dá nome ao livro infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, é tema de uma exposição…


O Pequeno Príncipe, personagem que dá nome ao livro infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, é tema de uma exposição…

Geral

Anvisa lança painel para facilitar consulta de preços de medicamentos e identificar abusos


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…

Geral

Por que região entre a Amazônia e os Andes é tão rica em espécies? Estudo busca a resposta


Um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade de Tel Aviv, em Israel, com a participação de vários cientistas do…


Um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade de Tel Aviv, em Israel, com a participação de vários cientistas do…