Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Você se lembra dos ônibus articulados que circulavam em Maringá?


Por Nailena Faian Publicado 04/07/2019 às 18h21 Atualizado 23/02/2023 às 09h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Famosos principalmente entre as crianças, os ônibus articulados da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) transportaram passageiros por Maringá por cerca de dez anos. Popularmente chamados de “minhocão” ou “sanfonados”, começaram a circular na cidade em 1998.

Os dez ônibus articulados aquiridos pela TCCC faziam linhas que tinham maior demanda de passageiros. Cada um tinha capacidade para 150 passageiros (sentados e em pé), praticamente o dobro da capacidade de um ônibus convencional.

No entanto, os “minchocões” saíram de circulação por volta de 2008 pois, segundo a empresa, a cidade não tinha estrutura para comportá-los.

“Aquele tipo de ônibus precisa de corredores ou faixas exclusivas para terem melhor desempenho. Esperávamos que o município fizesse isso na época, mas não ocorreu. Em Curitiba e em São há desses ônibus, mas lá tem corredores exclusivos”, justifica o diretor executivo da TCCC, Roberto Jacomelli.

De acordo com ele, os ônibus articulados foram vendidos e um deles ficou com a prefeitura para a realização de projetos.

Expressinho

E do expressinho, você lembra? Era um micro-ônibus com ar-condicionado que custava o dobro dos convencionais. Além de ter a  temperatura ambiente agradável, o ônibus oferecia a comodidade de você parar onde bem entendesse.

“Justamente por isso tinha muita reclamação de motoristas, porque os ônibus paravam em qualquer lugar. A demanda também foi caindo e por isso não justificava mais ter”, diz Jacomelli sobre o fim da circulação do expressinho.

De acordo com ele, o expressinho começou a funcionar na cidade por volta de 2004 e transportou passageiros por pouco mais de 10 anos.

Das antigas

Além dos articulados e expressinhos, Maringá já teve vários modelos de ônibus. Abaixo, você confere uma galeria de fotos que mostram os que já percorreram pela cidade. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação