Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Você conhece a ‘Santa do Parque do Ingá’?


Por Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica Publicado 14/05/2019 às 12h00 Atualizado 21/02/2023 às 12h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você sabia que a imagem da gruta do Parque do Ingá está lá há 47 anos? O Portal GMC Online, em parceria com o projeto Maringá Histórica, foi atrás da história desta imagem de Nossa Senhora Aparecida, que atrai fiéis até hoje.

Em 1969, o então prefeito de Maringá Adriano José Valente realizou uma expedição com seus assessores no local onde hoje é o Parque do Ingá – na época, Bosque I. Nas matas, Valente encontrou uma pequena gruta, formada pela nascente do córrego Moscados. O lugar foi, então, demarcado com muros de arrimo.

Por causa da sua devoção, o então prefeito decidiu que uma imagem de Nossa Senhora Aparecida seria colocada no local. Como a imagem deveria ter caráter oficial, Valente solicitou ajuda ao então governador do Paraná, Haroldo Leon Peres, para obter uma imagem que fosse talhada e santificada em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo.

Clóvis do Espírito Santo, diretor do extinto Banco de Desenvolvimento do Paraná, ficou incumbido de ir até Aparecida encontrar a imagem. A estátua escolhida estava exposta em uma livraria religiosa da cidade e foi talhada pelo padre Alfredo Morgado, sendo santificada em solenidade em 1953.

A imagem chegou em Maringá no dia 10 de outubro de 1971, após um voo que teve que pousar em Londrina por causa da chuva. O carro que trouxe a estátua parou no aeroporto Gastão Vidigal, onde uma multidão havia se concentrado para esperar a chegada.

No carro do Corpo de Bombeiros, a imagem foi levada para a Catedral e depois para a gruta do Parque do Ingá.

No local, o governador Peres entregou a imagem para o então bispo de Maringá Dom Jaime Luiz Coelho, que a colocou em um pedestal sobre mina d’água. O Parque do Ingá foi fundado neste mesmo dia.

As visitas e peregrinações de fiéis começaram a ser realizadas frequentemente e muitos buscavam bênçãos e milagres, deixando até pertences no local.

Segundo a assessoria da Arquidiocese de Maringá, a gruta que tem a fonte de água atualmente não é mais a que abriga a imagem. Um novo espaço foi construído durante a gestão do prefeito Silvio Barros. Dom Anuar Battisti participou da reinauguração. O local ainda recebe fiéis cotidianamente.

Fotos: Suely Sanches

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação