Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Vespersauros paranaensis: novo dinossauro é apresentado em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 26/06/2019 às 13h29 Atualizado 23/02/2023 às 03h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta quarta-feira (26), em Maringá, cientistas revelaram detalhes uma nova espécie de dinossauro. Batizada de Vespersaurus paranaensis, a espécie que é única no mundo e o primeiro dinossauro do Paraná.

A espécie foi apresentada no Auditório Nadir Cancian, anexo à Universidade Estadual de Maringá (UEM), e recebeu o nome de Vespersaurus paranaensis, que significa “dinossauro do oeste”. Isso porque os fósseis foram encontrados no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná.

Ele era bípede e carnívoro, mas pequeno, tinha apenas um metro e meio de altura. E fazia parte dos terópodes que viveram a 90 milhões de anos atrás. O dinossauro se locomovia com base em apenas um dos dedos do pé. Os outros dois eram usados como garras para fisgar e cortar as presas.

Parentes próximos do Vespersaurus paranaensis viveram na Argentina e na África, mas este encontrado no Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, é único do mundo até momento. O paleontólogo Max Langer da USP de Ribeirão Preto comenta o assunto.

Ouça o que ele diz na CBN Maringá.

A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (24) pelo Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste em Parceria com a UEM e a Universidade de São Paulo (USP).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação