Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Vendas de fogos de artifício chegam a aumentar 70% no fim do ano


Por Monique Manganaro Publicado 28/12/2018 às 16h06 Atualizado 19/02/2023 às 12h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As comemorações de Natal e, principalmente, Ano Novo costumam vir acompanhadas de muitos fogos de artifícios para celebrar as alegrias e a chegada de um novo ano. No comércio, os estabelecimentos que vendem esses artigos já se preparam para receber o maior fluxo de consumidores que buscam os fogos nesta época. Para alguns comerciantes, as vendas nesse período aumentam até 70%.

De acordo com o proprietário de uma loja de fogos do Jardim Alvorada, em Maringá, Osmar Dias Leite, a maior procura é pelos fogos coloridos, que criam um lindo espetáculo no céu.

Conforme destaca, a partir do dia 15 de dezembro o número de clientes na loja começa a aumentar e segue alto até o dia 31, quando é esperado o maior número de pessoas. Depois dessa data, as vendas caem e voltam ao “normal”.

Odair de Oliveira Lima é gerente de outra loja de fogos, da Zona 7, e diz que todos os anos observam um crescimento expressivo nas vendas. Porém, neste ano, a crise econômica parece ter abalado o mercado e freado as vendas desses artigos. Segundo ele, as dificuldades do dia a dia obrigam os consumidores a economizarem e, portanto, acabarem cortando produtos que não são de necessidade básica, como os fogos de artifício.

Mesmo com a baixa nas vendas, Lima segue confiante e acredita que os números aumentem nos dias que antecedem o Ano Novo. “É previsto um aumento pra sábado, domingo e segunda”, afirma. 

Cuidados necessários

De acordo com Osmar Dias Leite, atualmente, os fogos de artifícios são fabricados de forma a garantir mais segurança aos consumidores. Segundo ele, a maioria dos produtos traz também na embalagem um suporte que serve de base para que os fogos sejam soltos, diminuindo o risco de acidentes.

Porém, quando questionados, os dois comerciantes afirmaram que têm equipes treinadas para orientarem os consumidores na hora da compra a utilizarem corretamente os produtos. “O mais importante da venda é a orientação para manuseio dos fogos de artifício”, pontua Odair de Oliveira Lima.

Dicas

O tenente do Corpo de Bombeiros Alexandre Ferelli lista algumas precauções que cada consumidor precisa tomar para evitar acidentes ao manusear fogos de artifício:

– Em primeiro lugar, a orientação é comprar em lojas autorizadas. “Esse local precisa ter todas as liberações do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil”, afirma. Segundo ele, é preciso estar atento a depósitos clandestinos.

– É necessário, também, ler as instruções que cada fabricante descreve na embalagem. “As caixas vão mostrar a capacidade dos fogos de artifício; como utilizar; em caso de pane, o que deve ser feito; e principalmente a classificação indicativa”.

– Segundo Ferelli, caso aconteça algum problema e o produto não estoure, nunca tente reacender o produto. “Primeiramente jogue água e depois descarte esse material.”

– O tenente lembra, ainda, que ao soltar os fogos, evite locais próximos a residências de madeira, ou em que haja aglomeração de pessoas.

– Em casos de acidentes, o Corpo de Bombeiros precisa ser acionado. “Em casos de queimaduras, se não ultrapassar a área de um palmo, a pessoa pode colocar em água corrente. Se for maior do que isso, ou se tiver alguma lesão mais grave associada, ligar 193 para ser atendido pelo Corpo de Bombeiros.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação