Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Veja o que todo tomador de tereré (tererê ou téres) precisa saber


Por Letícia Tristão Publicado 16/01/2019 às 11h25 Atualizado 19/02/2023 às 15h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Tererê, tereré, téres… Tanto faz. Além do nome, várias teorias diferentes também explicam a origem dessa bebida que, no Brasil, é típica do Mato Grosso do Sul e do Paraná, mas que na verdade nasceu no Paraguai, com os índios guaranis.

O que se sabe com certeza é que, no Paraná, o tereré (vamos chamá-lo assim por aqui, ok?) se difundiu principalmente nas regiões oeste e noroeste. 

Apesar das variações no modo de preparo e consumo de acordo com a região, o costume de reunir os amigos na calçada de casa ou na praça para tomartereré se transformou em um marco da história de vida de muitos. Em Maringá não foi diferente.

Tanto que uma dupla de apaixonados pela bebida decidiu abrir a Brasa Box, uma loja especializada em artigos para tereré em um shopping da cidade.

Segundo um dos proprietários João Prado, Maringá tem público que aprecia um bomtereré, mas o mercado não ajudava muito na hora de comprar os produtos necessários, como erva-mate, cuias, bombas e garrafas térmicas.

“Eu gostava muito, fui pesquisando, aprimorando o preparo e gostando cada vez mais. Decidimos abrir a loja para que mais pessoas possam conhecer essa bebida saudável e prazerosa de se tomar que é o tereré. Bebemos das 10h às 22h, que é o horário de funcionamento da nossa loja”, conta.

Seja um tomador

Mas o que é preciso para preparar um bom tereré? Segundo Prado, “cada tomador tem a sua ‘manha’”, mas existem algumas dicas para a cuia perfeita.

O primeiro passo é ter uma boa erva, para não entupir a bomba (“canudo” que filtra a infusão para que não se absorva o pó) da cuia (recipiente usado para servir, pode ser copo).
No Paraguai, o tereré é servido nas guampas, que são tradicionalmente feitas parte com chifre de boi, em formato de copo.

Em seguida, coloca-se a erva até 2/3 da cuia e “bate-se a erva virando a cuia na diagonal, vedando a tampa da cuia para que a erva ocupe toda a lateral e não caia”, explica. Depois, com a cuia na diagonal, coloca-se a bomba em pé e acrescenta-se o líquido.

Fazer esse processo da erva na diagonal do copo e a bomba em pé pode evitar que a bomba entupa logo na primeira ‘cuia’. Outra dica dos experientes é tampar a ‘boca’ da bomba com o dedo quando for colocar o líquido pela primeira vez.

Água ou suco?

Uma “polêmica” com relação ao preparo do tererê é como servi-la: água ou suco? Há quem diga que o “tereré raiz” é só com água bem gelada, com no máximo algumas rodelas de limão, ou algumas folhas de hortelã na erva.

No entanto, há quem ache amargo tomar assim e prefira fazer com suco de limão, ou até de abacaxi. Existem ainda algumas ervas saborizadas, como de laranja e de limão. Mas para quem é tradicional, a pedida mesmo é a de sabor menta e boldo. “A boca ‘congela’ de tão refrescante”, afirma Prado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação