Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Um francês morando em Maringá: conheça as diferenças culturais


Por Nailena Faian Publicado 08/05/2019 às 18h00 Atualizado 21/02/2023 às 12h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O francês Paul Cabannes tem 29 anos e desde agosto de 2015 mora no Brasil. A cidade escolhida para viver foi Maringá, já que a família da esposa, que conheceu em Paris, é daqui. Seu jeitão simpático fez com que ganhasse milhares de seguidores no Youtube. Em seu canal, além de dar dicas para aprender o idioma francês, brinca com as diferenças culturais entre seu país de origem e o Brasil.

Em entrevista ao portal GMC Online, ele contou quais são as principais diferenças entre as culturas. A primeira, diz ele, é a forma calorosa de ser do brasileiro. “Os meus vizinhos me chamam assim, ‘e aí, véio’. Daí alguns falam ‘e aí, fio ou e aí, irmão’. Isso é muito engraçado, porque na França é tudo muito formal e a informalidade daqui é muito agradável.”

Outra questão que Paul demorou muito para se acostumar foi com o lixo do banheiro. “Isso me surpreendeu muito, aqui o pessoal joga o papel que usamos no banheiro numa lixeira. Na França não fazemos isso, vai direto para a privada. Quando cheguei aqui entupi umas 80 privadas”, lembra rindo.

Algo que encanta bastante Paul é a culinária brasileira, em especial, o rodízio, que é muito raro na França. “Isso é maravilhoso, os caras chegam na sua mesa, não precisa nem levantar, eles vão te servindo. Eu, como francês, estou muito acostumado com etiquetas. Então a cada vez que os garçons passavam, falava obrigada ou agora não, agradeço. Chegou um momento que minha esposa falou que eu não precisava fazer isso toda hora”, ri. 

Em seu canal no Youtube, um dos vídeos que mais fez sucesso, contabilizando mais de cem mil visualizações, foi sobre a diferença da mulher brasileira e francesa. Lá ele conta que as francesas fumam mais, que maioria não faz as unhas no salão porque é muito caro, muitas têm cabelo liso e preferem enrolar, gostam de usar roupas pretas e usam maquiagem clássica: base, lápis e batom vermelho.

Enquanto no Brasil, Paul percebe que é o contrário, que há muita cor nas roupas, muitas mulheres com progressiva e luzes no cabelo, maquiagens ousadas e que aqui elas realizam mais procedimentos estéticos.

Sobre Maringá, Paul conta que gosta muito da cidade e que não pretende ir embora. Hoje, ele dá aula de francês  por meio de um curso online que começou a oferecer neste ano, o “Francês com Nativos”. Junto com outro francês, ele ensina por meio de um método diferente das escolas de idiomas, diz ele. “Ensinamos o francês do dia a dia e o curso é 100% online. As pessoas podem nos contatar e praticar por meio de suporte via WhatsApp”, conta.

“A maior dificuldade do francês é que se escreve de um jeito e se pronuncia de outro. Mas tem várias similaridades com o português, como a estrutura da frase”, analisa.

Paul já tem mais de 400 alunos, estudantes do Brasil e do mundo todo. Além de dar aula, ele se dedica à esposa e às filhas Joana, de 5 anos, e Milena, de 7 anos, ambas de nacionalidade francesa. “Maringa é maravilhosa, muito organizada, mais que Paris. As ruas são planejadas, é muito fácil de transitar e de se localizar. Ter árvores por tudo é muito agradável. Os maringaenses são muito receptivos, fui bem acolhido”, finaliza.

DIFERENÇAS ENTRE COMIDA BRASILEIRA E FRANCESA

– O Brasil tem prato típico, o arroz e o feijão, na França não tem

– No Brasil as pessoas comem com a TV ligada, na França não existe esse costume

– Aqui cada um come em um horário, enquanto na França as pessoas costumam comer todas juntas

– Na França, muitas vezes as crianças comem em uma mesa separada da dos adultos

– Brasileiro toma muita cerveja e francês prefere vinho

– No Brasil, queijo é caro e fruta é barata, o contrário da França. Em contrapartida, lá o vinho é barato e a cachaça é cara

– Petit gateau na França é só um bolo pequeno, enquanto no Brasil é um bolo pequeno com recheio cremoso

– Brasileiro gosta muito de doce de leite, enquanto o francês come mais geleia

– No Brasil é comum casais irem jantar em fast foods, já na França é o último lugar onde você poderia levar seu parceiro, é tido como vergonhoso

– No Brasil se come muito churrasco, enquanto na França são duas linguiças por pessoa, no máximo

– Aqui a comida tem bastante sal ou açúcar, enquanto na França eles maneiram nas colheradas

– No Brasil tem o chamado pão francês e na França esse pão não existe. Lá, o comum é comer o pão tipo baguete

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação