Fechar

Maringá

Agilidade

Ultrassom portátil faz a diferença no atendimento do Samu aéreo

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 10:44 - 12 de Setembro de 2018

Quando o Samu aéreo entra em ação é sinal de que o caso é grave. Uma emergência médica, um acidente na rodovia, até mesmo, vítimas presas às ferragens… Em acidentes assim não basta o helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ser rápido na chegada, é necessário agilidade também para avaliar o estado de saúde das vítimas. Por isso, o Samu aéreo de Maringá está trabalhando, agora, com um ultrassom portátil.


A experiência do profissional conta muito, mas equipamentos são precisos. Uma vítima pode aparentemente estar bem e consciente, mas ao mesmo tempo, estar com uma hemorragia interna.
O ultrassom portátil foi doado pela Uningá.


O coordenador do Samu, o médico Maurício Lemos, explica que em questão de minutos o equipamento informa à equipe se a real situação da vítima. E todo o procedimento a partir daí segue um protocolo específico.


O Samu aéreo de Maringá é o segundo do país a trabalhar com este equipamento.


Ouça a reportagem da CBN Maringá.

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação/Uningá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo