Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Últimas semanas de inverno terão temperaturas próximas dos 40°C


Por Monique Manganaro Publicado 10/09/2019 às 11h29 Atualizado 24/02/2023 às 04h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A despedida da estação mais fria do ano vai ser bem diferente do que seria comum para a época. De acordo com a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as duas últimas semanas de inverno em Maringá podem registrar temperaturas próximas (e até acima) dos 40°C.

Desta quarta-feira (11) até o próximo domingo (15), as máximas se mantêm entre 33°C e 36°C. Nesses dias, todas as mínimas ficam acima dos 20°C.

O destaque, conforme o Simepar, é para a temperatura prevista para a quinta-feira da próxima semana, dia 19, quando os termômetros podem marcar 41°C. No dia seguinte, sexta-feira (20), a máxima prevista, apesar de mais baixa, também impressiona: 38°C.

Durante esses últimos dias de inverno na região, o tempo se mantém estável e não há previsão de chuva, segundo o instituto meteorológico.

O calor durante a estação impressionou muita gente, assim como os baixos índices de chuva registrados no período. No mês passado, o Portal GMC Online conversou com um especialista, que explicou o porquê dessas condições.

De acordo com o Geógrafo Climatologista e coordenador da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Zandonadi, um dos fatores que explicam as altas temperaturas, por exemplo, é a presença do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico que, mesmo de fraca intensidade, se prolongou até julho. A atuação do El Niño aumenta as temperaturas na região sul do Brasil.

“Temos dois oceanos contribuindo para o cenário este ano, sendo um mais para os baixos volumes de chuvas e o outro mais para as temperaturas mais elevadas. E se há menos chuvas, há menos nebulosidade e a radiação consegue entrar sem bloqueio, o que também ajuda a provocar um aquecimento mais intenso, principalmente durante as tardes”, detalha.

A primavera, neste ano, começa às 4h50 de 23 de setembro.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação