Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

UEM terá três novos mestrados e um doutorado


Por Redação GMC Online Publicado 23/10/2018 às 17h16 Atualizado 18/02/2023 às 17h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está criando novos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado), em diversas áreas, visando capacitar ainda mais os profissionais graduados pela instituição.

Todos já aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estão sendo criados os mestrados acadêmicos em Engenharia de Produção e em Música; o mestrado profissional de Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência; e o doutorado em Arquitetura e Urbanismo.

Ligado ao Departamento de Engenharia de Produção (DEP), o mestrado em Engenharia de Produção está sob a coordenação temporária do professor Mauro Ravagnani. No dia 5 de novembro, o conselho acadêmico do curso elegerá, em definitivo, os futuros coordenadores do mestrado.

São candidatos únicos os professores Edwin Cardoza Galdanez, para o cargo de coordenador; e Franciele Fenerichi, para a coordenação-adjunta. Responsável pela elaboração do projeto pedagógico do curso, Edwin diz que a previsão é que a primeira turma selecionada para o mestrado deve iniciar as aulas em março de 2019.

O mestrado em Música, ligado ao Departamento de Música também está aguardando o final da tramitação do processo para que sejam nomeados os coordenadores e o responsável pela secretaria do futuro programa de pós-graduação.

Atual coordenador temporário, o professor Marcus Alessi Bittencourt informa que a expectativa é que o edital com os prazos de inscrição, seleção e matrícula seja lançado em janeiro próximo. As aulas devem ter início em março.

O mestrado profissional de Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência será ligado ao Departamento de Medicina (DMD). O professor Carlos Edmundo Rodrigues Fontes diz que está aguardando a tramitação do processo no Gabinete da Reitoria, visando a nomeação dos membros do colegiado para que, em seguida, seja lançado o edital para as inscrições e seleção dos candidatos.

O doutorado associado em Arquitetura e Urbanismo, que funciona por meio de uma parceria entre a UEM e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), está no processo mais adiantado.

Com previsão de abrir as inscrições em novembro para a primeira turma do doutorado, cujas aulas devem ser iniciadas em março de 2019, o curso será o primeiro do Paraná e o terceiro do Sul do Brasil na modalidade.

O curso terá área de concentração em Metodologia de Projeto, com as linhas de pesquisa em “Referências Projetuais: História, Modelos e Ideias”; e “Avaliação e Subsídios Para Projeto: Processo e Produto”.

Os trabalhos desenvolvidos neste doutorado contribuirão para um campo profissional e acadêmico que é constantemente afetado por novas tecnologias e novos saberes e, portanto, demanda reflexões e experimentos atualizados.

Com assessoria de imprensa

Foto de capa: Divulgação

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação