Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Tirar a pressão da panela embaixo d’água é perigoso?


Por Monique Manganaro Publicado 20/09/2019 às 13h15 Atualizado 24/02/2023 às 05h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você tem esse costume? Para acelerar o processo, muitos utilizam água corrente para diminuir a temperatura da panela e auxiliar na retirada da pressão. No entanto, mensagens compartilhadas nas redes sociais alertam para os perigos dessa prática.

Mas será que manusear uma panela de pressão quente embaixo d’água é realmente perigoso? De acordo com o subtenente do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Amilton Santana, as panelas fabricadas atualmente são feitas de alumínio, um metal que se molda e se adapta à temperatura.

Quando colocadas embaixo d’água, mesmo com o choque térmico, não há rompimento do material e, consequentemente, não há expulsão dos pinos (que poderiam atingir a pessoa que está manuseando a panela).

O risco ocorre, de fato, em panelas fabricadas a partir de outros materiais, como o ferro. Esse metal, quando exposto ao choque térmico, pode trincar e expulsar o pino. Aí, o perigo é a peça atingir o rosto de alguém.

Para Santana, o perigo mais iminente envolve a falta de manutenção nas panelas de pressão. Quando as válvulas não são limpas frequentemente, a saída de pressão fica bloqueada e o sistema encontra na expulsão do pino uma solução para liberar o excesso de pressão.

O subtenente afirma que em anos de profissão já viu diversos casos em que o pino é arremessado violentamente e, por causa do acúmulo de pressão, a panela é pressionada para baixo, chegando a afundar o fogão.

A recomendação dada pelos bombeiros é manter a frequente limpeza da válvula. Um indicativo de entupimento da peça é se, durante o uso, não houver expulsão do vapor.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e entre no nosso grupo. Lembrando que este grupo é restrito a mensagens de administradores.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação