Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Terceira edição do RCP Day será neste sábado em Maringá e região


Por Redação GMC Publicado 13/06/2019 às 19h08 Atualizado 22/02/2023 às 22h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mais de cem profissionais da área da saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas vão participar neste sábado (15) da 3ª edição do RCP Day, um dia voltado à capacitação da população para procedimentos de reanimação cardíaca. O evento será das 13h às 17h na Praça de Eventos do Shopping Catuaí e contará com manequins para o ensino da massagem cardíaca. A novidade nesta edição é que o evento agora também vai ocorrer nas microrregionais do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A microrregião do SAMU Regional Norte Novo compreende os municípios de Astorga, Colorado, Mandaguari, Nova Esperança, Paiçandu e Sarandi e, nessas cidades, o RCP Day vai ser das 9h às 12h, sempre nas praças centrais. Tanto no shopping como nas cidades vizinhas, a participação da comunidade é de graça. Quem participar, terá a oportunidade de aprender os procedimentos de socorro por meio de explicações, simulações e exercícios práticos.

Segundo o enfermeiro intervencionista e Coordenador do Núcleo de Educação e Pesquisa do SAMU, Jean Michel Brito Costa, que está à frente do evento, o objetivo de ampliar a capacitação foi pensando justamente em alcançar mais pessoas. “Infelizmente, o número de óbitos em decorrência de parada cardiorrespiratória é bastante elevado, queremos, por meio da transmissão do conhecimento ajudar as pessoas a salvar vidas enquanto o resgate está a caminho”, diz.

Uma parada cardíaca pode acontecer em decorrência de obstrução de vias respiratórias, sangramento intenso, traumas, problemas cardíacos, choque elétrico, entre outros. O enfermeiro explica que para identificar uma parada, é preciso verificar se a vítima está inconsciente e sem respirar. “Em caso afirmativo, é fundamental acionar o socorro médico e iniciar o quanto antes o procedimento de reanimação e é isso que vamos ensinar”.

Além de profissionais da área da saúde, acadêmicos de enfermagem e medicina de instituições de ensino superior parceiras, alunos de cursos técnicos e profissionais das Unidades Básicas de Saúde também participarão da programação.

Serviço

Dia: 15/06/2019
Local: Shopping Catuaí Maringá | Horário: 13h às 17h
Local: Praças Centrais dos municípios de Astorga, Colorado, Mandaguari, Nova Esperança, Paiçandu e Sarandi | Horário: 9h às 12h

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação