Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Tem um lagarto na minha rua ou no quintal de casa; o que fazer?


Por Letícia Tristão Publicado 19/10/2018 às 19h00 Atualizado 18/02/2023 às 16h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você já cruzou com algum lagarto (ou teiú) pelas ruas de Maringá, ou mesmo se deparou com um deles no quintal de sua casa? Os lagartos vivem nos bosques e fundos de vale, mas é só o tempo esquentar um pouco que eles aparecem. Isso porque esta é a época de reprodução dos répteis.

Além disso, os teiús gostam de tomar banho de sol, por isso é mais comum vê-los por aí na primavera e no verão.

Os lagartos podem chegar a um metro e meio de comprimento e pesar até 5 quilos. Apesar da aparência hostil, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), eles são inofensivos e só atacam para se defender, caso se sintam ameaçados.

Em Maringá, desde o início do ano, 39 animais silvestres foram capturados pela PMA. No entanto, apenas um foi lagarto, visto que “se a pessoa sai de perto, o teiú volta para o lugar de onde veio. Só há captura em caso de risco ou se o animal aparecer em escolas ou Centros de Educação Infantil (Cmeis)”, conforme a polícia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação