Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Taxa de ‘Defesa Civil’ pode substituir o Funrebom


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 17/10/2018 às 12h29 Atualizado 18/02/2023 às 15h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma nova taxa poderá substituir a extinta cobrança de ajuda ao Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). A taxa de combate a incêndio foi cobrada no IPTU até o ano passado, mas por decisão do STF foi proibida. Agora pode ser recriada como taxa de Defesa Civil. 

Os bombeiros alegam que precisam dos recursos para manutenção de frota e compra de equipamentos. Um projeto do Executivo chegou a ser enviado para a Câmara de Vereadores, mas foi retirado por decisão do prefeito Ulisses Maia, por causa da repercussão negativa.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Lopes, explica que não é aumento de tributos. O valor será nivelado para todos os imóveis R$ 20 por ano. 

Ouça a reportagem completa

Se a taxa for recriada, 70% do valor arrecadado irá para os bombeiros que tem a função constitucional de Defesa Civil.

Entrevista

O comandante estará no estúdio da CBN Maringá na tarde desta quarta-feira (17). Ele irá falar sobre este assunto no CBN Maringá 2ª edição, a partir das 15h15. O ouvinte pode participar pelo WhatsApp: (44) 9 9877-9550.

Posicionamento da prefeitura

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a Prefeitura de Maringá disse que “entende a importância do projeto e busca consenso com bombeiros, vereadores e sociedade civil organizada para preservar a Taxa de Defesa Civil sem caracterizar aumento tributário”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação