Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Sistema de monitoramento será inaugurado, mas faltam seguranças


Por Nailena Faian Publicado 08/10/2018 às 16h54 Atualizado 18/02/2023 às 13h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou que o sistema de monitoramento inteligente da instituição começará a funcionar nesta terça-feira (9), quando será inaugurado, às 10h30, o Bloco B-10, onde funcionará a Central de Monitoramento Eletrônico.

São 159 câmeras espalhadas pela universidade que funcionarão 24 horas. Elas estão nas entradas de pedestres e carros, estacionamentos, blocos-didáticos e em pontos chaves considerados mais vulneráveis.

Além do monitoramento ser feito na central, nas cinco guaritas também haverá monitores que dão acesso às imagens das câmeras mais próximas.

Na central de monitoramento, há nove monitores e três mesas operadoras com software de gerenciamento e captura de imagens. O correto é ter três agentes de segurança por turno, cada um em uma mesa acompanhando as imagens.

No entanto, por conta da carência de funcionários, apenas duas mesas operadoras serão utilizadas, afirma a diretora de Serviços e Manutenção da UEM, Ezeni Claro da Silva. “Vamos remanejar seguranças de outras áreas do campus para colocar na central. Precisamos contratar mais, hoje a defasagem na área de segurança é de 30%”, diz.

A assesoria de imprensa da UEM informou que não há previsão para contratar novos seguranças.

A imagens gravadas pelas câmeras ficarão disponíveis por 30 dias em equipamentos instalados no Núcleo de Processamento de Dados da UEM. Caso haja alguma ocorrência, como furto ou roubo, os estudantes vão poder solicitar as imagens.

O valor total do investimento foi de cerca de R$ 1,8 milhão. A instalação das câmeras começou em maio e foi feita pela empresa ganhadora da licitação.

Ocorrências em 2018

De acordo com o setor de Vigilância da UEM, neste ano foram registrados nove furtos/roubos no campus. Foram três carros furtados e outras seis ocorrências de roubos pequenos, a maioria de celular. Ainda foram registradas outras quatro tentativas de furto/roubo e duas apreensões de drogas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação