Fechar

Maringá

Outubro rosa

Secretaria de Saúde realiza mutirão de mamografia até 31 de outubro

Publicado por Redação GMC, 11:34 - 09 de Outubro de 2018

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês de outubro, das 8h às 16 horas, ′Mutirão de Mamografia′ para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem precisar passar pela Unidade Básica de Saúde (UBS). A ação é em alusão ao ′Outubro Rosa′ mês que reforça a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A abertura oficial será nesta quarta, 10, às 15 horas, na sala 4 da secretaria, local preparado para os atendimentos.


Mulheres fora da faixa etária estabelecida também poderão comparecer na secretaria caso identifiquem nódulos ou sintam dores na região da mama. Após, serão encaminhadas para mamografia no Hospital do Câncer, parceiro da ação. Caso haja diagnóstico positivo, profissionais das UBSs entrarão em contato com a paciente para início de tratamento.


Em Maringá, no primeiro semestre deste ano, 24 mulheres morreram de câncer de mama. A faixa etária com mais óbitos é de 60 a 69 anos, com sete casos. Ano passado, foram 43 mortes. Destas, 11 mulheres de 50 a 59 anos e 11 mulheres de 60 a 69 anos. Em 2016, foram 39 casos, sendo 11 com mulheres de 80 anos ou mais


Os exames para diagnóstico e prevenção devem ser feitos ao menos uma vez por ano. O paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a primeira consulta. Na sequência, o médico responsável fará o encaminhamento para o serviço oncológico, realizado nos hospitais de referência no município: Santa Rita e Hospital do Câncer.


Por Diretoria de Comunicação


Foto: Divulgação

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo