Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Maringá: sapataria tem acervo com mais de 500 itens históricos; VÍDEO


Por Luiz Santos Publicado 15/02/2019 às 11h20 Atualizado 20/02/2023 às 00h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O sapateiro João Mendes Fonseca mora em Maringá desde 1989 e seu estabelecimento virou uma atração na cidade há 10 anos. É que João, inspirado pelas coisas que viu em uma viagem para a Itália, resolveu colocar itens históricos em exposição na sua sapataria.

“Em 2009, fui visitar meu filho que mora na Itália e conheci uma sapataria que tinha algumas peças expostas. Chegando em Maringá, coloquei algumas ferramentas em exposição na sapataria e desde então não parei mais de receber doações”, relata o sapateiro.

Segundo João, são mais de 500 itens reunidos no acervo da sapataria. Entre eles estão um telégrafo datado de 1896, peças que eram utilizadas na produção de perfume, além de uma máquina de costura – de quase 120 anos – trazida por ele da Itália.

No local há também máquinas de escrever, consoles de videogame, rádios antigos e câmeras fotográficas das mais variadas épocas – uma verdadeira viagem no tempo.

João diz que pessoas que chegam estressadas na sapataria ficam até com outro semblante quando veem as peças.

“O pessoal também traz as crianças aqui e mostra como era o passado para elas”, relata João.

O sapateiro, que trabalha na função desde os 12 anos, teve estabelecimentos em várias localidades, como Curitiba e no Mato Grosso. Fonseca ressalta que, mesmo já tendo tido outros empregos, é na sapataria que se sente realizado.

“Já fui ferramenteiro por 7 anos, mas a profissão que mais gosto é a de sapateiro”, comenta.

João também conta, orgulhoso, que ensinou os cinco filhos a serem sapateiros – apenas um deles deixou a profissão para seguir carreira no Direito.

“Eu sempre disse a eles que tinham que se formar e também saber exercer outra profissão”, completa.

Veja o vídeo:

Interessados em conhecer a sapataria devem ligar para (44) 99882-4695 ou (44) 3026-3972.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação