Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Samu e Bombeiros integram o atendimento para agilizar os serviços


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 10/10/2018 às 12h59 Atualizado 18/02/2023 às 13h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A partir desta quarta-feira (10), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros começam a trabalhar de forma ainda mais integrada, em Maringá. É que foi inaugurado o Complexo Regulador de Emergência 192/193, com a unificação dos serviços Bombeiro/Samu. A solenidade ocorreu no quartel do 5º Grupamento de Bombeiros.

Quando acontece um acidente ou chega um chamado de socorro de alguém que está passando mal, Samu e Bombeiros são acionados. Começa um processo de comunicação para saber quem vai atender: a ambulância do Samu ou a do Bombeiros.

Tem que ser tudo muito rápido porque as vítimas não podem esperar. A partir desta semana essa comunicação está muita mais ágil em Maringá. Com o Complexo Regulador de Emergência passam a ficar reunidos, num mesmo local, o quartel dos bombeiros, os atendentes, médicos, bombeiros e ambulâncias.

Na central, um sistema de monitoramento informa onde estão as ambulâncias em deslocamento. Quando chega um chamado, o médico avalia a situação das vítimas pela primeira informação que recebe e decide qual a ambulância irá: de suporte avançado ou não.

No sistema de monitoramento é possível saber qual a ambulância está mais perto do local do chamado e o socorro é enviado. O coordenador do complexo, o médico Mauricio Lemos diz que além de agilidade a integração garante redução de custos.

Foto da capa: Luciana Peña/CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação