Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Saiba como descartar corretamente o lixo doméstico em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 13/02/2020 às 17h04 Atualizado 24/02/2023 às 00h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você sabe fazer o descarte correto do lixo produzido na sua casa? As equipes de coleta da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) de Maringá recolhem por dia cerca de 300 mil quilos de materiais inservíveis. Para se ter uma ideia, esse número corresponde ao peso de 30 elefantes adultos juntos. É muita coisa, né? Porém, grande parte desse material é descartado de forma incorreta. Veja como separar os materiais inservíveis para coleta.

COLETA CONVENCIONAL
Para a coleta convencional devem ser descartados resíduos orgânicos, como restos de alimentos, fraldas descartáveis, papéis higiênicos e varrições. Lembre-se de amarrar bem as sacolas para facilitar os agentes da coleta. Os caminhões passam três vezes por semana nos bairros. Confira aqui os dias que o caminhão da coleta convencional passará na sua rua.

COLETA SELETIVA
Para a coleta seletiva devem ser descartados papéis, plásticos, metais e vidros que devem ser colocados em uma única embalagem para facilitar o recolhimento. Qualquer material que possa oferecer algum tipo de risco para os coletores, deve ser inserido em recipientes vedados que anulem o perigo, como caixas de leite e garrafas PET. Quer ajudar ainda mais os coletores? Escreva na embalagem do que se trata o material. Confira aqui os dias que o caminhão da coleta convencional passará na sua rua.

ELETRÔNICOS
A sucata eletrônica merece uma atenção especial do cidadão. Esse material contêm substâncias químicas que podem gerar a contaminação da água ou do solo e resultar em doenças. Lâmpadas, computadores, cabos, televisores, carregadores, rádios, impressoras, teclados e demais eletroeletrônicos, podem ser descartados nos ecopontos disponibilizados pela Prefeitura de Maringá. Confira aqui os 11 locais onde o descarte pode ser feito.

LÂMPADAS
Assim como os materiais eletrônicos, as lâmpadas também possuem substâncias químicas que podem gerar contaminação. Por isso, o descarte correto é muito importante. Em Maringá, existem 22 pontos de descarte específicos de lâmpadas disponibilizados pela prefeitura. Confira aqui. 

MÓVEIS
O descarte de materiais como sofás, guarda-roupas, estantes, suportes de cama, etc., deve ser feito em ações de coleta da prefeitura, como por exemplo, os ′arrastões′ realizados contra à dengue. Atenção: o descarte em locais públicos é crime e pode gerar multa de R$ 2 mil a R$ 500 mil (Lei Ambiental decreto 337/2018 art. 38). Alternativas como a contratação de serviço terceirizado de pedreiras da cidade e a contratação de caçambas particulares também são válidas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação