Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Redução da taxa Selic impacta positivamente o mercado imobiliário


Por Redação GMC Online Publicado 24/09/2019 às 21h11 Atualizado 24/02/2023 às 09h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (18), de forma unânime, reduzir a Selic, taxa básica de juros da economia, de 6% ao ano para 5,5% ao ano. O percentual é o menor desde o início do regime de metas de inflação, em 1999. É também o menor da série histórica do Banco Central, com início em 1986.

A redução da taxa, somada a outras movimentações do governo, como a reforma da Previdência, e com melhores condições de financiamento oferecidas pelos bancos, beneficiam o mercado imobiliário e estimulam o consumidor final.

A construção civil sente o impacto positivo das medidas econômicas, setor que acumula saldo de mais de 40.000 empregos gerados em 2019, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Simoni Bianchi, CFO da construtora A.Yoshii – grupo que atua em em Londrina, Maringá, Curitiba, Presidente Prudente e Campinas –  diz que desde o ano passado já foram retomados os lançamentos imobiliários com grande êxito nas vendas e em 2019 este movimento se mantém.

“Os bancos acompanharam este movimento de redução da taxa Selic e também reduziram as taxas de juros para financiamento imobiliário, isto tem contribuído muito nas vendas”, avalia.

Ela ressalta que a notícia é muito boa porque o setor agora vai não só “desengavetar” projetos que estavam parados, mas também investir em novos.

“A construção civil é uma alavanca para o crescimento do país. É um dos setores-chave na retomada do nível de emprego e desenvolvimento”, finaliza.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação