Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Ranking posiciona a UEM entre as melhores universidades do mundo


Por Redação GMC Publicado 17/11/2018 às 10h52 Atualizado 19/02/2023 às 00h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre as melhores do mundo, segundo o World University Ranking 2019 divulgado nesta terça-feira (13) pela revista inglesa Times Higher Education (THE). Foram avaliadas 1.250 universidades em todo o mundo.

Este ranking é definido por área do conhecimento. Foram avaliadas quatro áreas: Life Scienses (Ciências da Vida), Physical Sciences (Ciências Físicas), Psychology (Psicologia) e Clinical, Pre-clinical & Health (Clínica, Pré-Clínica e Saúde).

No caso das Ciências da Vida (Biologia, Medicina Veterinária e Educação Física) e Clínica, Pré-Clínica e Saúde (Medicina, Odontologia e outros vinculados à saúde), a UEM ficou entre as 600 melhores. Nas Ciências Físicas está citada entre as 800 melhores, esta categoria abrange as graduações em Matemática, Estatística, Física, Astronomia, Química, Geologia e Ciências Ambientais.

O assessor de planejamento da UEM, João Marcelo Crubellate, destaca que “a pesquisa nessas áreas em geral tem elevado valor e o fato de a Universidade Estadual de Maringá estar bem posicionada no ranking, especialmente em um período de restrição orçamentária, dificuldades de reposição de quadro e para aquisição de equipamentos e demais aspectos, deve ser comemorado pela instituição e comunidade de maringá, pois é muito meritório”.

Crubellate enfatiza ainda que no caso de haver mais investimentos será possível obter melhores resultados. “O ranking é internacional, o que dá visibilidade para a UEM e favorece o objetivo estratégico de internacionalização”, finaliza.

As áreas são formadas por indicadores de desempenho agrupados em cinco itens: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa) e renda da indústria (transferência de conhecimento).

A revista já publicou ranking geral em setembro de 2018, momento em que a UEM foi a sétima melhor universidade estadual pública do Brasil. Naquela avaliação foram considerados 13 indicadores agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

US News & World Report

A Universidade Estadual de Maringá também ganha destaque no ranking divulgado pelo US News & World Report, nesta terça-feira (13), portal norte-americano especializado em rankings de educação há mais de 30 anos. A UEM ficou em 58ª na avaliação das melhores universidades da América Latina e em segundo lugar no Paraná.

Apenas 30 universidades brasileiras foram avaliadas, sendo 24 federais e as restantes estaduais. Esta é a quinta edição do ranking de universidades globais. Foram avaliadas 1.250 instituições em 75 países e os resultados foram divulgados por região. Na América Latina, integram o ranking 64 universidades.

*Com informações da Agência de Notícias do Paraná

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Era o último plantão dele’: vigilante é morto a tiros em hospital do Recife


Um vigilante do Hospital Restauração, maior unidade da rede pública do Recife, em Pernambuco, morreu após ser atingido por disparos…


Um vigilante do Hospital Restauração, maior unidade da rede pública do Recife, em Pernambuco, morreu após ser atingido por disparos…