Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Quinta pessoa morre vítima de gripe em Maringá


Por Redação GMC, com AEN Publicado 27/11/2019 às 20h20 Atualizado 25/02/2023 às 03h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá confirmou a quinta morte por gripe. A informação consta no boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná nesta quarta-feira (27). A vítima é uma idosa de 82 anos que tinha diabetes. 

Outras quatro cidades do Paraná registraram morte por gripe. São elas: Cianorte, cuja víitma é uma mulher de 52 anos, com cardiopatia e diabetes; em Foz do Iguaçu vitimou uma idosa de 73 anos; e em Curitiba foram dois casos, sendo uma idosa de 94 anos  portadora de doença neurológica, pneumonia e também cardiopata e outro caso de um menino de cinco anos que apresentava cardiopatia como fator de risco.

Segundo a Secretaria de Saúde, em todos os casos de óbitos as pessoas não tinham recebido a vacina da gripe e apresentavam fator de risco associado.

No total, o Paraná tem 658 casos confirmados de síndromes respiratórias agudas provocadas pelo vírus Influenza desde o começo deste ano. São 35 casos a mais que o boletim anterior, divulgado em 16 de outubro, com 623 casos. O informe totaliza 127 óbitos por gripe neste ano – 109 são casos confirmados de H1N1.

“Os casos de gripe atingem com maior gravidade os maiores de 60 anos, os adultos na faixa dos 50 a 59 anos e os menores de seis anos. As pessoas nestas faixas devem estar atentas às infecções por Influenza. A idade, associada a outros fatores de risco como, por exemplo, doenças neurológicas, renais e do coração, pode levar ao óbito”, destaca o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria da Saúde, Renato Lopes.

Segundo o técnico, as medidas de prevenção à gripe devem ser mantidas. “A oscilação da temperatura, com dias frios e de muito calor, ajuda provocar a gripe. Por isso, a prevenção deve ocorrer durante todo o ano”, completa Lopes.

Entre as medidas preventivas estão a higienização frequente das mãos, principalmente antes das refeições, e a ventilação constante dos ambientes.

Sintomas

Os principais sintomas da gripe são febre alta, acima de 38 graus, com início repentino, além de dor de garganta e de cabeça, calafrios, sensação de cansaço e tosse seca. Diante dos sintomas a recomendação a busca de atendimento médico nas unidades de saúde.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação