Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Quase 200 peixes invasores são retirados do lago do Parque do Japão


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 27/02/2019 às 21h08 Atualizado 20/02/2023 às 08h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quase 200 peixes invasores foram retirados do lago do Parque do Japão. As espécies de tilápia e cascudo podem ter sido introduzidas por visitantes. Até cágados e jabutis foram encontrados, segundo a direção. O problema é que estes invasores prejudicam a reprodução das carpas.

O trabalho de retirada está sendo realizado por voluntários. Na primeira limpeza, o grupo retirou quase 200 peixes invasores. Depois de limpo, o lago irá receber alevinos de carpas que passaram por melhoramento genético.

A direção do Parque do Japão destaca que os animais são peixes de aquário e que ainda não se sabe ao certo como as espécies foram parar no lago.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Em 2017, o Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá retirou 20 carpas do lago, com pureza de raça e uniformidade de cor e para não ocorrer riscos com a reprodução de animais aparentados, a equipe realizou antes a análise de material genético.

Agora, depois da limpeza, os alevinos dessas carpas serão reintroduzidos no lago, como resultados dessa reprodução. Na prática, o melhoramento genético evita que o lago fique sem as espécies originais e sua beleza natural, além de reduzir casos de boca torta e outros defeitos que comprometem a expectativa de vida das carpas.

O Parque do Japão funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 19h. A entrada é gratuita.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação