Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Prova Paraná será aplicada nesta terça-feira


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 10/06/2019 às 13h48 Atualizado 22/02/2023 às 20h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A segunda edição da Prova Paraná será aplicada nesta terça-feira (11). A avaliação será para alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro do ensino médio. Apenas no Instituto de Educação, um dos maiores colégios estaduais de Maringá, serão avaliados 1.800 estudantes.

Com provas de língua portuguesa e matemática, a Prova Paraná tem o objetivo de diagnosticar o nível de aprendizagem das turmas. Para isso são utilizados “descritores”, uma espécie de parâmetro que indica o nível de conhecimento que se espera de um estudante em cada ano da escola. A correção é rápida, feita por um aplicativo, e no mesmo dia se tem uma noção das deficiências escolares.

No Instituto de Educação, as provas estão prontas e na sala da diretora. Só falta transcrever a prova em braile para dois alunos cegos, diz a diretora Leonice Berti Mendes.

“Amanhã, já no início do período, os alunos fazem a prova, têm duas horas para resolver as questões, e depois aula normal”, explica a diretora. 

A primeira avaliação, em março, apontou uma deficiência em conteúdos de matemática. Os alunos do Instituto se saíram bem em língua portuguesa.

E se é preciso melhorar em matemática. A aula da disciplina é caprichada. O professor de matemática Cleiton Sofientini está revisando os conteúdos da Prova Paraná desde a semana passada. E os alunos se esforçam. Boa parte do fim de semana de alguns foi dedicado aos estudos.

No Instituto, as provas serão aplicadas inclusive para o quarto ano do ensino médio integrado, que é a turma que faz o curso técnico de administração.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação