Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Projeto quer resgatar histórias das 399 cidades paranaenses


Por Monique Manganaro Publicado 06/03/2019 às 14h53 Atualizado 20/02/2023 às 11h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Desenvolvido em Maringá, o projeto estruturado pelo historiador e secretário de Cultura do município, Miguel Fernando, e pelo sociólogo Tiago Valenciano vai percorrer as 399 cidades do Paraná para resgatar a história de cada local. A iniciativa recebeu o nome de “Paraná Histórica”. 

De acordo com Miguel Fernando, a iniciativa já era um projeto antigo, que estava engavetado, e que poderia ser uma extensão do Maringá Histórica – outro projeto desenvolvido por ele que reúne fatos e histórias relevantes da cidade. Agora, a ideia seria ampliada, a nível estadual. “Como conheço muitas cidades do Paraná, pensei: por que não colocar o carro na rua?”, afirma o sociólogo Tiago Valenciano.

Segundo o secretário de Cultura, a proposta é sair do lugar comum e buscar além da história oficial de cada município, mas reunir fatos curiosos sobre cada local.

Conforme explica Valenciano, as áreas de estudo de cada um deles vão se complementar. “Enquanto o Miguel retrata os anos iniciais de cada município, vou comentar sobre as famílias, sobre os primeiros prefeitos, vereadores, emancipação política”, detalha.

A previsão para colocarem o projeto em prática é este mês ou o próximo, de acordo com Fernando. “Nosso foco inicial é fazer a macrorregião noroeste, que são 170 municípios. Vamos fazer primeiro as cidades mais próximas“, explica o secretário. De acordo com ele, Sarandi deve ser o primeiro município explorado pelo projeto. 

Os dois trabalharão em conjunto com uma produtora para gravar os vídeos. A iniciativa, segundo Fernando, é totalmente independente. No entanto, a ideia é buscar patrocinadores futuramente.

“A gente não tem prazo para terminar, mas a nossa ideia é produzir pelo menos dois vídeos ao mês”, ressalta o secretário. Todos os conteúdos produzidos pelo Paraná Histórica serão disponibilizados, inicialmente, em plataformas digitais: no site do projeto, no Instagram, no Facebook e em um canal no Youtube.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação