Fechar

Maringá

RenovaBR

Projeto maringaense de reforma em biblioteca é destaque no país

Publicado por Monique Manganaro , 10:25 - 23 de Dezembro de 2019

A iniciativa de um maringaense para revitalizar a biblioteca de um colégio estadual da cidade foi destaque na formatura dos 1.400 estudantes que participaram das aulas do RenovaBR Cidades 2019. Durante o evento, o projeto de conclusão de curso desenvolvido por Anníbal Bianchini foi considerado o melhor da região sul do Brasil.


“Foi muita emoção quando subi ao palco estar representando nossa cidade, que já é famosa por seu associativismo, poder ser destaque também diante das novas lideranças e autoridades nacionais que estavam ali presentes”, relembra o maringaense.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Instagram

Bianchini foi um dos estudantes que ingressaram na segunda turma formada pelo RenovaBR Cidades 2019, que capacita cidadãos comuns para concorrerem a cargos políticos, nas mais diversas esferas da administração.


Participando do curso, o maringaense teve quase 100 horas de aulas com gestores públicos, além de provas, encontros presenciais e atividades práticas. “Uma delas foi o ‘Renovar o Brasil’, onde tínhamos a missão de fazer uma transformação perene, em uma parte de nossa cidade que tivesse a ver com nossa história e nossa bandeira”, destaca.


A partir dessa proposta do RenovaBR, Bianchini teve a ideia de revitalizar a biblioteca que leva o nome do avô dele, o pioneiro Anníbal Bianchini da Rocha. O local do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek passou, então, por reformas na estrutura, nos móveis e recebeu o que era considerado mais necessário pela diretora do colégio: aparelhos de ar-condicionado.


“A diretora, em conjunto com sua equipe, mostrou a dificuldade de manter alunos na biblioteca, pois ela não era climatizada e tinha que ficar com as janelas fechadas para os macacos do horto florestal não entrarem”, explica.


O objetivo era, então, conseguir recursos para custear a iniciativa. A meta: R$ 10 mil. Bianchini diz que uma vaquinha online foi a principal ferramenta de arrecadação. “Chegamos a arrecadar R$ 4.950 na vaquinha, e restante com doações de serviços conseguimos atingir 100% das metas propostas.”


Ele afirma que a proposta do RenovaBR era que os alunos pudessem idealizar e executar projetos para “renovar o Brasil”. No entanto, duas semanas antes da formatura, os organizadores fizeram a surpresa e decidiram eleger três projetos finalistas por cada região do país.


“Nossa reforma entrou como finalista para receber o prêmio de destaque do sul do Brasil. O vencedor seria o que tivesse maior número de compartilhamentos no Facebook. Mais uma vez, recorremos ao apoio de toda Maringá, e fomos muito bem atendidos! A imprensa fez sua parte, amigos, familiares, e pessoas de toda cidade se esforçaram para somarmos 1.178 compartilhamentos, chegando a 12 mil visualizações em nosso vídeo na página oficial do RenovaBr”, detalha Bianchini. 


Assista ao vídeo.

Atualmente, quase mil alunos do Colégio JK têm acesso à nova biblioteca.


Nas redes sociais, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, parabenizou Bianchini pelo reconhecimento. "Ele é professor, rotariano, empreendedor e voluntário. Levou o nome da nossa cidade para o país. Orgulho", escreveu Maia. 

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo