Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Professores entram em greve a partir desta terça-feira, em Maringá


Por Nailena Faian Publicado 24/06/2019 às 18h21 Atualizado 23/02/2023 às 02h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Tem início nesta terça-feira (25) a greve dos servidores estaduais do Paraná. Em Maringá, professores e agentes penitenciários já confirmaram que vão aderir ao movimento que pede reajuste salarial referente à inflação dos últimos 12 meses, ou seja, 4,98%, e que seguirá por tempo indeterminado.

Nesta terça-feira, os professores de colégios estaduais de Maringá vão se concentrar em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE), a partir das 9h. A APP Sindicato informou que só será possível saber a quantidade de servidores que vão aderir a partir de amanhã. Desta forma, ainda não se sabe quais colégios terão aula.

No Branca da Mota Fernandes, na Vila Morangueira, por exemplo, a direção informou que alguns professores vão aderir, mas que a grande maioria continuará dando aulas normalmente.

A reportagem contatou o NRE, que informou que orientou os servidores a trabalharem normalmente.

UEM

Os portões da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estarão fechados a partir de quarta-feira (26). O Sinteemar, sindicato que representa a categoria, diz que hoje está conversando com os servidores do Hospital Universitário (HU) para ver a possibilidade de alguns setores também paralisarem.

“Não queremos prejudicar a população na questão de saúde, mas tem coisas que é possível fechar. A greve só tem um objetivo, que é a reposição da inflação. Estamos há quatro anos sem essa reposição e já acumulamos mais de 17% de perda”, diz o presidente do Sinteemar, José Maria Marques.

Outras categorias

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) informou que os agentes de folga vão participar das mobilizações e os de plantão vão trabalhar de forma diferenciada.

“Ficam garantidas a distribuição da alimentação, urgência médicas e cumprimento de alvarás. Com a falta de segurança provocada pelo baixo efetivo de agentes e a ausência da retaguarda da PM, ficam suspensas as movimentações de presos para banho de sol, atendimentos jurídico, médico e social e atividades de trabalho e estudos, além do recebimento de sacolas de mantimentos das famílias” diz o sindicato.

A reportagem contatou a Polícia Militar em Maringá, que informou que “o Comando ainda não se pronunciará, pois está em reunião verificando medidas a serem tomadas.”

Outro lado

Por meio de nota, o Governo do Estado afirmou que o ” diálogo é único caminho para o entendimento”. Confira a nota na íntegra:

“O Governo do Paraná reafirma a intenção de manter o debate pleno com os servidores estaduais para que sejam encontradas, de maneira conjunta, soluções para as questões que envolvem aumento da despesa com a folha de pagamento do funcionalismo. Na última sexta-feira (14), um grupo de dirigentes do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) foi recebido no Palácio Iguaçu e apresentou relatório da entidade a respeito das contas públicas. Ficou ajustado que os dados serão avaliados e as negociações permaneciam abertas, de forma que possam ser encontrados pontos de consenso e interesse comum. Isso está mantido. A equipe do governo está trabalhando com o objetivo de encontrar um caminho de equilíbrio, que não coloque em risco as contas públicas, e não acredita que qualquer medida extrema seja o caminho a ser seguido por parte das lideranças sindicais.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação