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18 de abril de 2024

Procon monitora preços para evitar fraude durante Black Friday


Por Nailena Faian Publicado 13/11/2018 às 15h52 Atualizado 18/02/2023 às 22h46
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O Procon de Maringá está monitorando os preços dos produtos de lojas físicas da cidade para evitar propaganda enganosa durante a Black Friday. O dia oficial de promoções é na sexta-feira, dia 23 de novembro.

Os descontos são para vários produtos, mas os destaques são os eletroeletrônicos (celulares, computadores, eletrodomésticos).

A Black Friday chegou no Brasil em 2010 e é bastante forte em lojas online. “As onlines nós não monitoramos porque o Procon de São Paulo já faz isso. A gente se concentra nas lojas físicas”, diz o diretor do órgão em Maringá, Felipe Santos Martins.

Martins elencou algumas dicas para o consumidor, confira:

– FRETE E PRAZO DE ENTREGA: Ao comprar pela internet não se esqueça de conferir o valor do frete e o prazo para entrega. Devido ao volume maior de compras pode haver atrasos no período informado.

– PAGAMENTO: Verifique antes de iniciar a compra quais modalidades de pagamento o vendedor aceita e se há variação no preço em relação ao método de pagamento (lembrando que é permitido variar o preço dependendo da forma que o consumidor pagará pelo produto), incluindo eventuais juros nos pagamentos parcelados. Redobre a atenção nas compras com pagamento via boleto bancário, já que nesta forma é mais comum a ocorrência de fraude.

– LOJAS ON-LINE/E-COMMERCE: Fique atento às lojas falsas. Elementos podem te ajudar neste momento, como, por exemplo, verificar se o site informa a razão social, endereço físico, telefone de contato e CNPJ (informações que são obrigatórias) da empresa. Faça consulta do CNPJ da empresa no site da Receita Federal e veja se as informações conferem com a do site e desde quando a empresa é registrada. Empresas muito novas merecem atenção redobrada. Desconfie também de promoções muito superiores a média das outras lojas. Procure, também, pela reputação da empresa na internet e no Procon.

– PROVAS: Salve conversas, telas das ofertas (prints), e-mails e qualquer outro elemento oficial informado pela loja. Lembre-se que tais medidas devem ser feitas antes, pois em diversas oportunidades as informações são retidas dos sites após a Black Friday. Não esqueça de pedir nota fiscal do produto comprado.

– SEGURANÇA NA REDE: Sempre efetue compras e pagamentos em sites confiáveis (sites que têm antes de seu endereço a indicação HTTPS) e mantenha seu computador atualizado e com um antivírus rodando. Evite o uso de redes de internet públicas ou compartilhadas.

– GARANTIA E QUALIDADE: A garantia dos produtos comprados em promoção, qualquer que seja, tem a mesma garantia dos comprados sem desconto (a garantia legal e obrigatória é de 90 dias). Pela internet você tem o direito de arrependimento de 7 dias, que começa a contar do recebimento do produto, e não da compra. Veja se a oferta do produto que você gostou não indica que ele já apresenta certo defeito, e por isso o preço baixo, bem como se ele é remanufaturado – o que é permitido, desde que o consumidor tenha sido avisado sobre tais situações. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante a reparação pela loja/fabricante em até 30 dias caso o defeito comprometa o seu uso. Segundo o CDC, se o conserto não ocorrer nesse prazo, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso; a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço.

– TROCA: A loja não é obrigada a efetuar a troca dos produtos vendidos, exceto quando estes apresentarem defeito. Porém, se o lojista informa que, por liberalidade sua, ele efetua a troca de produtos sem defeito, esta informação vincula a venda e ele passa a se obrigar pela troca dentro dos prazos e regras estabelecidos pelo próprio fornecedor.

Foto de capa: EBC

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