Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Prefeitura vai construir Centro Pop na Vila Morangueira


Por Nailena Faian Publicado 03/04/2019 às 17h43 Atualizado 20/02/2023 às 22h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Está definido o local de instalação da sede do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Maringá. Ela será construída em um terreno localizado na Avenida Pedro Taques esquina com a Rua Caracas, na Vila Morangueira.

A licitação para contratação de empresa especializada para executar o projeto arquitetônico foi publicada nessa terça-feira (2) no Portal da Transparência do município. A prefeitura pretende pagar até R$ 29.475,54 pelo serviço.

Atualmente, o Centro Pop funciona da Rua Fernão Dias, ao lado do Albergue Santa Luiza de Marillac, na Zona 9, em um imóvel alugado. O problema é que o local é pequeno e o contrato de locação acaba no fim de maio. Por isso, desde o ano passado era cogitada a mudança de endereço. Em junho, moradores da Zona 6 chegaram até a fazer manifestação pedindo que a unidade não fosse instalada no bairro.

Conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc), o local do novo Centro Pop foi definido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas). É que ao lado do terreno onde vai ser construída a sede fica o Centro de Referência Especializado da Assistência Social II (Creas), que atende indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

“Existe a projeção de se incorporar as duas estruturas públicas, Creas e Centro Pop, e assim fica uma estrutura maior e completa”, afirma a secretária da Sasc, Marta Regina Kaiser.

De acordo ela, o recurso para construção da obra já está garantido. “Essa construção tem recurso federal que já está na conta no valor de R$ 600 mil. Depois da licitação do projeto, vem a licitação da construção. Esse processo todo leva aproximadamente de dois a três anos”, estima.

Como o contrato do aluguel do imóvel na Rua Fernão Dias se encerra no fim do mês que vem, a Sasc estuda local provisório para transferir o Centro Pop até que a sede própria fique pronta.

O Centro Pop acolhe moradores de rua que procuram o local ou que são encaminhados por meio do serviço de abordagem. Lá, eles podem tomar banho, comer e receber ajuda para questões de saúde, obtenção de documentos que não tenham ou perderam, encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outros serviços. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação