Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Por exigência da Disney, ‘dogão’ de Maringá precisa trocar de nome


Por Letícia Tristão Publicado 30/11/2018 às 16h54 Atualizado 19/02/2023 às 04h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Era uma vez uma cidade chamada Maringá, conhecida por ter o ‘dogão’ prensado como lanche típico. Por todo o município, seja nos bairros mais afastados ou no centro, é grande a quantidade de carrinhos e estabelecimentos espalhados. Quatro deles, porém, com um nome inusitado em comum: Disnei Lanches. Isso mesmo, com “i” no fim e inspirado na Disneylândia, o parque de diversões que fica na Califórnia, Estados Unidos.

A referência foi pensada em todos os detalhes do negócio, desde o layout da marca e a fachada, até o nome dos lanches no cardápio, onde o cachorrão de frango com catupiry, por exemplo, era batizado de “Branca de Neve”.

No entanto, o “conto de fadas” virou pesadelo. Por causa dessa semelhança toda, a empresa de Maringá enfrentou um processo judicial com a poderosa Walt Disney.

O dono do estabelecimento, Ademir Padovan, explica que uma publicação nas redes sociais sobre a reforma na fachada da lanchonete chegou até a Disney, que notificou a então Disnei Lanches para que o nome do estabelecimento fosse mudado. Caso contrário Ademir seria multado.

Isso porque a Disney tem direitos autorais sobre o nome, forma, fonte e referências à palavra Disney. A solicitação de alteração foi formal. Ademir recebeu em sua casa a notificação pelos Correios. As páginas do processo estavam em inglês e em português e foram assinadas por seis advogados representantes da empresa americana.

A defesa de Ademir tentou um acordo para que o nome da empresa dele pudesse ser mudada para “Dinei”, mas, a Disney não aceitou.

“A informação que tenho é que a única exceção (para manter a marca “Disnei Lanches”) seria se eu tivesse um filho, ou estivesse fazendo uma homenagem a alguém da família com o nome Disney. Por isso tive que trocar”, lamenta.

Além disso, a Disney ainda exigiu que Ademir retirasse todas as páginas com o nome antigo do estabelecimento da internet. “Tive que entrar em contato com o Google, porque os clientes faziam check-in no ‘lanche’ e eu não tinha controle sobre isso”.

Ainda segundo Ademir, o processo começou há três meses. Por isso, desde outubro o estabelecimento se chama Gaúcho’s Lanches. Ademir – que tem o apelido de “gaúcho” – acredita que o caso esteja arquivado e resolvido. Afinal de contas, ele atendeu ao pedido da Disney e trocou o nome do seu estabelecimento, que por enquanto ainda serve lanches com o nome de “Patolino”, “Frajola” e “Branca de Neve”.

“Já estamos com um novo cardápio pronto. Das quatro unidades em Maringá com o nome Disnei Lanches, duas são minhas. Mas as outras duas também estão cientes”, afirma.

Agora, depois de longos “capítulos”, Ademir espera que essa história tem um final feliz.

A reportagem do Portal GMC Online entrou em contato com a assessoria da Disney no Brasil para comentar o assunto mas ainda não teve retorno.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação