Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Pneumonia e infarto são as doenças que mais matam em Maringá


Por Nailena Faian Publicado 18/07/2018 às 09h00 Atualizado 17/02/2023 às 16h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Levantamento obtido pelo portal GMC Online mostra que pneumonia e infarto foram as doenças que mais mataram maringaenses nos primeiros cinco meses deste ano. Em seguida, os problemas de saúde que mais provocaram óbitos foram diabetes e hipertensão. Os dados foram repassados pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Sáude.

O levantamento aponta que, no período, 76 pessoas já morreram de pneumonia, 50 de infarto, 32 de diabetes e 30 de hipertensão. São consideradas somente pessoas residentes em Maringá.

O cenário atual é parecido com o mesmo período do ano passado, quando o ranking das principais causas de morte também era liderado pela pneumonia (56 óbitos) e pelo infarto (46). Em seguida vinha o câncer de pulmão, que matou 34 pessoas, e depois a doença de Alzheimer, com 29 óbitos.

Jussara Titato é médica e gerente epidemiológica do município e explica que é característica de Maringá a pneumonia e o infarto permanecerem no topo da lista de doenças que mais matam. Ela ressalta que o levantamento é muito importante para a realização de ações preventivas.

“Sabendo as doenças que predominam, a gente vai buscar ações para melhorar essa condição. Ações como a campanha da gripe, por exemplo”, diz.

A médica explica que entre os que morrem de pneumonia, a maioria é idosa. Já no caso do infarto, a faixa etária varia. “Aí entram questões relacionadas à vida sedentária, obesidade e diversos fatores que predispõe o problema.”

Homem se cuida menos

Muitas das doenças que estão no ranking que mais matam poderiam ser prevenidas, alerta Jussara. “A mulher ainda se cuida mais, só que o homem é mais complicado. Só procura médico quando está ruim mesmo. ”

Suicídio

Uma causa de morte que não aparece entre as primeiras, mas que preocupa é o suicídio. Nos primeiros cinco meses deste ano, dez pessoas tiraram a própria vida. No mesmo período de 2017, foram 6.

Confira as principais causas de morte em 2018

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação