Fechar

Maringá

Maringá

Peixarias abrem no feriado por causa da Quaresma

Publicado por Carina Bernardino/CBN Maringá , 17:00 - 05 de Março de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Carina Bernardino/CBN Maringá

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas (6) e termina no Domingo de Ramos, que antecede a Páscoa. É o período em que os católicos fazem jejum e orações em penitência aos 40 dias que Jesus passou no deserto e ao sofrimento que ele suportou na cruz. Por conta do costume de alguns fiéis, o período é de movimento intenso nas peixarias. Em Maringá, alguns estabelecimentos abriram nesta terça-feira (5), de feriado de carnaval. O gerente de um dos locais, Antônio Carlos Santana, diz que a expectativa é de aumento de 20% nas vendas. E tem vários peixes prontos para os clientes que optarem pela comodidade.



Ouça a entrevista



A dona de casa Cleidenir Antero não consome carne vermelha em dois dias da Quareama, somente peixes. Na casa do professor Luiz Henrique Duran a Quaresma também é guardada e o período é de pratos deliciosos, porque a família gosta de cozinhar.


A psicóloga Miriam Toledo é protestante e não faz jejum no período, mas respeita a Quaresma. Quanto ao consumo de peixe, ela diz que é frequentemente na casa dela.


No tempo quaresmal, a igreja católica veste os ministros de roxo, que simboliza tristeza e dor. Os padres também usam estolas da mesma cor e as toalhas do altar são trocadas. Até os cantos das missas mudam, são mais serenos, de contemplação e penitência. 

Bloco de Imagem

Foto: Carina Bernardino/CBN Maringá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo