Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

‘Papa Francisco é uma pessoa alegre e sensível’, diz frei maringaense


Por Letícia Tristão Publicado 09/11/2018 às 17h29 Atualizado 18/02/2023 às 22h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O papa Francisco recebeu na biblioteca do Vaticano, na última segunda-feira (5), o frei maringaense Afonso Lamberti Obici, o frei Francisco Belotti e o Bispo do Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann. Durante o encontro, foi apresentado ao Pontífice o projeto “Barco/Navio Hospital Papa Francisco”.

Segundo o frei, a inspiração para o projeto foi “soprada” pelo próprio papa ao frei Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Em uma visita do pontífice a um hospital no Rio de Janeiro, o papa questionou se havia uma congregação na região amazônica. Respondendo que não, “a semente foi plantada no coração do frei Francisco que deu início ao projeto do Barco/Hospital”, explica frei Afonso.

O projeto prevê que o barco percorra mil quilômetros do Pará, oferecendo atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas e 12 municípios, num total de cerca de 700 mil pessoas. Na audiência, foram apresentados ao Pontífice um vídeo de cinco minutos e uma maquete do projeto.

De acordo com frei Afonso, o papa é uma pessoa alegre e sensível, que os acolheu logo com uma brincadeira. “Foi criando um clima de descontração, onde nos sentimos a vontade para depois falarmos sobre o Barco/Navio”.

A finalidade é levar saúde às comunidades ribeirinhas na região amazônica e atuar na prevenção do câncer, com a realização de exames e triagem para pesquisas em parceria com as Universidades nas patologias de maior incidência na região.

Durante a apresentação do projeto, o frei relata que as reações foram de impressionado com o tamanho do projeto e com o número de pessoas que passarão a ter acesso à saúde. “Nós percebemos o quanto o papa é preocupado com o próximo e o quanto temos uma igreja que quer estar cada vez mais próxima de pessoas que estão à margem da sociedade”, diz o frei.

“Verdadeiramente pudemos levar alegria ao papa, pois ele se alegrou com o projeto. E nós nos alegramos em ver que ele se interessou naquilo que estamos realizando”, diz o frei maringaense.

Nascido em Maringá e dentista, frei Afonso pertence à Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Jaci (SP), onde a ordenação de frei Afonso foi realizada, em 7 de outubro. Já a primeira missa presidida por ele ocorreu na Catedral de Maringá, dia 8 de outubro de 2011.

“Siga adiante” foi a mensagem do papa deixada aos envolvidos no projeto. Segundo o frei, é o que os encoraja e anima para seguir com o Barco/Hospital.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação