Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Número de mortes em decorrência do HIV/Aids cai 30% em Maringá


Por Letícia Tristão Publicado 29/11/2018 às 18h10 Atualizado 19/02/2023 às 04h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dados da Secretaria de Saúde de Maringá mostram que de janeiro a outubro deste ano, 14 pessoas morreram em decorrência do HIV/Aids na cidade. O número é 30% menor que o mesmo período de 2017, quando foram registradas 20 mortes pela doença.

Segundo a coordenadora do ambulatório de IST/HIV/Aids, Suelen Teixeira, essa diminuição começou a ser notada desde quando os antirretrovirais passaram a ser distribuídos a todos os pacientes soropositivos, independentemente da carga viral, em 2013. “Além de estar associada às campanhas de prevenção e exame”, ressalta ela.

Ainda conforme relatório da Saúde, até outubro deste ano, foram realizados 6.239 testes da doença. Desses, 129 resultaram em reagentes ao vírus. Em 90% dos casos, os pacientes eram homens.

A taxa de mortalidade por HIV/Aids é mais alta em pessoas entre 30 e 39 anos. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, não há existência de grupos de risco. A definição “comportamento de risco” é mais apropriada, já que, conforme o ministério, o vírus deixou de se concentrar em grupos específicos e hoje se espalha de forma geral.

Previna-se

Celebrado em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids tem o objetivo de chamar a atenção para as formas de transmissão do vírus HIV, causador da doença.

Em Maringá, será realizada uma campanha com dois dias de atuação. Nesta sexta (30), a Saúde oferecerá testes rápidos a servidores públicos no Cemitério Municipal.

Na sexta seguinte (7/12), agentes de saúde estarão na Universidade Estadual de Maringá (UEM) para disponibilizar testes aos estudantes, público com maior incidência de casos de HIV/AIDS.

Autoteste

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de janeiro de 2019, a rede pública de saúde passa a oferecer o autoteste de HIV para populações-chave e pessoas em uso de medicamento de pré-exposição ao HIV.

A previsão é que sejam distribuídas, ao todo, 400 mil unidades do teste, inicialmente nas cidades de São Paulo, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus.

Com assessoria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação