Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Mutirão de coleta de eletroeletrônicos e vidros é nesta sexta e sábado


Por Redação GMC Online Publicado 25/10/2018 às 19h38 Atualizado 18/02/2023 às 17h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A comunidade poderá destinar nesta sexta-feira (26) e sábado (27), das 9h às 16 horas, eletroeletrônicos e embalagens de vidros no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, localizada na
Avenida Pioneiro Maurício Mariani, 671, no Jardim Itaipu.

O mutirão realizado pela prefeitura já recolheu mais de 20 toneladas dos produtos em outras três edições (Parque do Ingá, Parque das Palmeiras e Praça das Antenas e Estádio Willie Davids). O objetivo é conscientizar o maringaense para a coleta seletiva que a cada dia amplia a participação da comunidade.

O mutirão coleta copos, garrafas, óculos, janelas, espelhos, telas e potes de vidro, além de computadores, cabos, televisores, carregadores, rádios, impressoras, teclados e demais eletroeletrônicos. Os produtos são transportados pela Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) para as cooperativas especializadas formadas por famílias de baixa renda: Coopercanção (eletrônicos) e Coopervidros (vidros).

Nas cooperativas os produtos são desmontados e separados vidros, plásticos e demais componentes que servirão de matéria-prima para novos produtos. A trituração do vidro é feita na própria cooperativa que comercializa com empresa de reciclagem paulista na fabricação de copos, pratos e embalagens conforme a qualidade do material.

Nos eletrônicos são separados o plástico, cobre, alumínio, além de outros metais e materiais destinados a empresas de reciclagem paulistas e paranaenses. Como no caso dos vidros, a fabricação de um novo produto depende da qualidade e o tipo de materiais. A comercialização direta com as empresas impede a ação de atravessadores, tornando-se mais rentável para os cooperados.

A reciclagem é fonte de renda para mais de 40 famílias das duas cooperativas. A ação também reduz passivos ambientais, economiza gastos com aterro de recicláveis e previne a comunidade de doenças provocadas pela destinação incorreta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação