Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Mutirão da saúde já atendeu 353 pacientes em Maringá


Por Redação GMC Publicado 28/01/2019 às 18h29 Atualizado 19/02/2023 às 19h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Iniciado na última sexta (25), o mutirão de oftalmologia e ecocardiograma, realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, já atendeu 353 pessoas. A ação deve atender até sexta (01) mais de 300 pacientes agendados que aguardavam na fila de espera desde 2018. A secretaria deve continuar com mutirões nos próximos meses para zerar a fila de espera das especialidades. A prioridade são casos mais urgentes, que estão na lista de espera há mais tempo.

Os procedimentos de oftalmologia estão sendo realizados em cinco estabelecimentos: Benfica (20 pacientes), Seumed (45 pacientes), Clínica de olhos Ophtalmus (75 pacientes), Olher lentes de contato Maringá (242 pacientes) e Centro de Excelência em Oftalmologia (155 pacientes). Já os exames de ecocardiograma ocorrem no Hospital Municipal (100 pacientes). Ano passado, foram realizadas 84% das solicitações de consultas especializadas, restando 16% para atender.

A secretaria de Saúde trabalha acompanhando à real necessidade do usuário SUS com sistema online (dashboard). Porém, tudo começa pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS). Depois de receber o diagnóstico pelo médico da família ou pelo clínico geral, o paciente aguarda a emissão da guia de consulta/exame. Na sequência, a central recebe a solicitação no sistema gestor e o procedimento é liberado conforme prioridade observada pelo médico (baixa, média ou alta). Após liberação, a UBS faz contato telefônico com o usuário para que retire a guia 15 dias antes do agendamento.

A forma online de trabalho é para minimizar o absenteísmo ambulatorial (o não comparecimento do paciente a um procedimento previamente agendado, sem nenhuma notificação). De acordo com a secretaria, 20% dos pacientes que aguardam nas filas de espera retiram a guia e não comparecem na data agendada, o que causa transtornos assistenciais, administrativos e financeiros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação