Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Maringá celebrou 3 casamentos homoafetivos no primeiro semestre


Por Nailena Faian Publicado 07/08/2019 às 18h38 Atualizado 23/02/2023 às 19h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Namorados há sete anos, Hebert e Clever já haviam juntado as escovas de dentes há dois anos. Mas foi agora, em 22 de junho de 2019, que eles realizaram o sonho de se casar no civil e fizeram uma festa para comemorar a data tão importante na vida do casal.

Os moradores de Maringá são um dos três casais homoafetivos que celebraram sua união perante um juiz de paz no primeiro semestre deste ano no município. No mesmo período de 2018, oito casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram realizados na cidade.

O levantamento é da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), com base nos dados da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). No total, foram realizados mil casamentos em Maringá, entre janeiro e junho de 2019.

“Nos conhecemos pelas redes sociais e há dois anos estamos noivos. Depois fomos amadurecendo a ideia da celebração, guardando dinheiro para fazê-la. No papel foi mais por questões burocráticas. A festa fizemos questão de fazer para celebrar com familiares e amigos”, conta Hebert Villela, de 39 anos, que é servidor público.

Hebert revela que ele e o marido, um professor de história de 42 anos, planejaram o casamento por um ano e, no período, tiveram dificuldades com alguns fornecedores.

“Alguns ainda não estão preparados. Tivemos recusas na hora de contratar serviços. Eles perderam a venda por causa do preconceito. Os fornecedores precisam estar preparados e não fazer essa diferenciação. A mensagem que deixo é que nosso casamento é igual a qualquer outro, como de qualquer casal.”

E foi o casamento dos sonhos: com pré-wedding, making off, a céu aberto com direito a um sol lindo raiando no céu, muita emoção e ainda com a participação do Tobias, o Bulldog Francês do casal que fez papel de pajem na celebração. 

Fotos: Rickardo Andrade/Fotografia

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação