Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Maringaenses acompanham eclipse lunar mais longo do século


Por Redação GMC, com agências Publicado 28/07/2018 às 11h26 Atualizado 17/02/2023 às 20h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ainda no início da tarde as imagens do eclipse lunar já inundavam as redes sociais. A partir da Ásia, o fenômeno ficou visível especialmente de países do Oriente Médio e do Norte da África. A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) transmitiu ao vivo em seu serviço de vídeo online (streaming) imagens do eclipse de diferentes pontos do globo, a partir de observatórios em países como os Emirados Árabes Unidos, Grécia e Israel. Na transmissão, foi possível ter diferentes ângulos e efeitos luminosos do evento na superfície lunar.

No Brasil, pessoas se mobilizaram em diversas cidades, inclusive em Maringá, para acompanhar o evento, que recebeu o nome de “Lua de Sangue” por causa do efeito avermelhado que se forma na refração dos raios solares na superfície lunar. Os tons alaranjados e avermelhados se deviam à passagem dos feixes de luz pela atmosfera terrestre. A expectativa também era pelo planeta Marte, que apareceria de maneira mais visível do que de costume.

Em quase metade do mundo, a Lua ficou parcial ou totalmente na sombra da Terra das 14h14 às 20h28, com melhor visibilidade do fenômeno na África e Europa.

No Brasil, o período de eclipse completo (a totalidade) ocorreu das 16h30 às 18h13, e pessoas se reuniram em diversas capitais para acompanhar o fenômeno.

Veja imagens da lua, em Maringá, postadas nas redes sociais:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação