Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Maringá tem 500 maçons; entenda o que é essa entidade


Por Nailena Faian Publicado 20/08/2018 às 17h14 Atualizado 17/02/2023 às 23h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia do Maçom. Em Maringá, existem 500 maçons ativos, que participam de encontros em 21 lojas (templos) espalhadas pela cidade.

Por ser uma entidade discreta, que mantém rituais, símbolos e tradições reservados somente aos integrantes, a maçonaria é alvo de preconceito. “Todo preconceito, qualquer que seja ele, nasce da ignorância e é justamente esse fato que faz com que ainda existam pessoas ligando a maçonaria a espécies de religiões ou cultos. A ignorância do homem é o mecanismo pelo qual tiranos e corruptos se perpetuam no poder. É justamente esse nosso maior objetivo: lutar contra esse obscurantismo e a ignorância humana”, afirma o venerável mestre de uma loja de Maringá que preferiu não se identificar.

Em entrevista ao portal GMC Online, ele esclareceu algumas dúvidas que permeiam a entidade. Confira.

– O que é a maçonaria?
É uma entidade iniciática, uma fraternidade universal que visa o aprimoramento do homem através do autoconhecimento e do estudo de seus símbolos, filosofia e da caridade e amor ao próximo.

– É uma entidade secreta?
Ela não é secreta, mas exige a discrição de seus membros. Muito embora tenhamos maçons que hoje em dia não têm muita preocupação em propagar suas atividades maçônicas. A história mostra que o ideal é a discrição, pois a maçonaria já foi muito perseguida no passado

– Somente homens podem participar?
A maçonaria regular, baseada nas Leis de Anderson, do início do século XVIII, permite a participação somente de homens.

– O que fazem durante os encontros nas lojas?
Dentro das lojas, há templos onde os encontros acontecem. Cada loja determina a frequência dessas reuniões, normalmente são semanais, mas há lojas que possuem frequência quinzenal. Nós nos encontramos para estudar a simbologia, a filosofia e rituais da entidade.

– A maçonaria acredita em algum deus?
Um dos requisitos para ingressar na maçonaria é crer em um ente superior, que pode ser o Deus Cristão, o Deus Muçulmano, o Deus Judeu, entre outros. Nós não temos nenhuma reserva quanto à religião dos irmãos maçons, mas é necessária a crença em um ente divino.

– Qualquer homem pode se tornar maçom?
Qualquer homem livre e de bom costume pode ser maçom. O conceito maçônico dessas duas proposições não é a escrita literal do termo. Obviamente não se admite a escravidão física do homem. Neste sentido, livre quer dizer o homem que não seja escravo de preconceitos ou tenha reservas no pensamento por questão política ou posição social. Sobre o bom costume, quer dizer que precisa ser um homem de respeito, com caráter íntegro e honesto, que esteja apto a ajudar a humanidade a evoluir, começando por ele próprio e depois por aqueles que o rodeiam.

– Por que o Dia do Maçom é comemorado hoje?
A maçonaria teve papel decisivo na Independência do Brasil. No dia 20 de agosto de 1822, Goncalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva proclamaram a independência do Brasil dentro de uma sessão maçônica com a presença do Príncipe Regente. O discurso histórico marcou a maçonaria brasileira que reservou essa data para relembrar e celebrar os notáveis irmãos do século XIX.

Leia mais notícias de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação