Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Maringá registrou 75 casos de tuberculose em 2018


Por Nailena Faian Publicado 20/03/2019 às 18h09 Atualizado 20/02/2023 às 16h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No próximo domingo (24) é Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outras partes do corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. Maringá registrou 75 casos de tuberculose em 2018, dez a mais que no ano anterior.

As informações são do Sistema de Informação de Notificação e Agravos (Sinan), da Secretaria Municipal de Saúde, e mostram que neste ano 15 pacientes já foram diagnosticados com a doença.

O sintoma mais frequente em quem tem tuberculose pulmonar é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse que dure três semanas deve procurar um médico. Caso seja diagnosticada a doença e ela não for tratada, pode levar até a morte.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em Maringá foi contabilizada a cura de 16 pacientes em 2018, enquanto em 2017, 40 pacientes se curaram. 

O tratamento da tuberculose pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza os medicamentos necessários. A duração mínima do tratamento é de seis meses, podendo chegar até a um ano.

Transmissão da doença

A tuberculose é causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch” e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação