Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Maringá quer implantar sistema de câmeras que é sucesso em Medellín


Por Nailena Faian Publicado 28/11/2018 às 19h33 Atualizado 19/02/2023 às 03h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Implantar um sistema inteligente de câmeras em Maringá é um dos objetivos da comitiva de gestores da cidade que visitou Medellín, na Colômbia, na semana passada. Organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), a comitiva conheceu as estratégias de segurança pública e projetos de outras áreas.

O secretário de Segurança Pública, coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, diz que várias práticas de Medellín – considerada a cidade mais inovadora do mundo – podem ser aplicadas aqui e serão estudadas para que possam ser implementadas por meio de licitações. Ele destaca o sistema de câmeras de segurança.

“Uma ideia é trazer para cá as câmeras de reconhecimento facial. Se a pessoa está andando na rua e tem mandado de prisão em aberto e a câmera pega, o equipamento acusa e a polícia é acionada. Outra coisa que nos interessa bastante são os corredores seguros. Vias que são amplamente monitoradas por câmeras de vários tipos, como de som, de 360°, entre outras. Com isso, é possível diminuir o efetivo policial e investir na parte de inteligência do monitoramento”, explica o secretário.

Outras práticas da cidade colombiana serão estudadas para serem implantadas aqui, como uso de câmeras nos coletes dos agentes de segurança, intensificação do uso de cães nas ocorrências e criação de um canal de comunicação entre a comunidade e a polícia.

“Em Medellín os moradores são os ‘policiais’, elas enviam imagens da câmera de segurança para a polícia por um programa de denúncias e isso ajuda a diminuir os crimes, o vandalismo”, diz Padilha.

Segundo a diretora executiva do Codem, Juliana Franco Afonso, além da segurança pública, a comitiva de Maringá também conheceu projetos de outras áreas, como de cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Também participaram da comitiva o vereador Sidney Telles (PSD), o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), coronel Antônio Tadeu Rodrigues, presidente da Acim, José Carlos Valêncio, superintendente da Acim, João Paulo Silva Júnior, presidente da Sociedade Rural de Maringá e membro da diretoria do Convention Bureau, Maria Iraclésia, diretor do Instituto Cultura Ingá, Carlos Eduardo Duarte Peinado e tesoureiro do ICI, Mohamed Ali.

“A partir da semana que vem vamos fazer reuniões da comitiva com o pessoal da prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil organizada para planejar os estudos e ações”, finaliza a diretora do Codem.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação