Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Maringá pode voltar a ter campeonato de balonismo


Por Nailena Faian Publicado 22/02/2019 às 11h23 Atualizado 20/02/2023 às 04h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Anos atrás era comum olhar para o céu de Maringá e de vez em quando se deparar com um balão. Eram pessoas encarando a aventura de voar, empresas divulgando sua marca ou pilotos treinando. A cidade era, ainda, cenário de campeonatos anualmente, mas, desde 2013, as competições da modalidade não acontecem mais.

Para quem gosta de admirar os balões no céu, ainda há uma esperança. Vinicius Moraes, piloto e dono de uma empresa que realiza passeios de balão em Maringá, diz que existe a possibilidade de um campeonato ser realizado ainda neste ano ou em 2020.

De acordo com ele, o projeto do campeonato está pronto, é preciso agora conseguir patrocínio.

Em 2017, chegou a ser divulgado que Maringá seria sede de um festival internacional de balão. O evento reuniria competições e apresentações de balão e também atrações culturais e esportivas. No entanto, a falta de incentivo financeiro fez com que a ideia não se concretizasse.

“A gente tem o projeto pronto, mas não tem verba para fazer. Precisa de patrocínio tanto da parte privada quanto pública”, explica Vinicius.

Para ele e para vários maringaenses que apreciavam as competições, os eventos de balonismo na cidade deixam saudades.

“É uma perda muito grande para a cidade. De vez em quando as pessoas me questionam na rua o porquê não existe mais os campeonatos na cidade”, lamenta.

O primeiro campeonato de balonismo realizado em Maringá foi em 1996. Desde lá várias competições foram feitas na cidade. Mas foi desde 2013 que os eventos pararam de ser realizados pela falta patrocínio. “Teve a questão da crise e muitas empresas deixaram de investir”, lembra Vinicius.

De acordo com ele, a única cidade do Brasil que continua realizando campeonatos de balonismo é Torres, no Rio Grande do Sul. Além disso, existe o Campeonato Brasileiro que em cada ano ocorre em um município diferente.

O portal GMC Online tentou em diversas ocasiões contato com a extinta Federação Paranaense de Balonismo, responsável pelos evento em Maringá, mas não obteve retorno.

Fotos: Divulgação Prefeitura de Maringá e Blog Balonismo Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação