Maringá

VEJA FOTOS

'Viaduto do Café' ficava no Centro de Maringá; você lembra?

Publicado por Nailena Faian, 17:34 - 14 de setembro de 2018

Bloco de Galeria

Já imaginou estar indo ao Shopping Avenida Center, em Maringá, e ter de esperar o trem passar para chegar até lá? Parece bizarro nos dias de hoje, mas no local, quando ainda não existia o shopping, passava o trem e gerava muito transtorno à população.


Para acabar de vez com a espera, na década de 1960, na gestão de João Paulino Vieira Filho (1960-1964), iniciou-se a construção do Viaduto do Café, que só terminou na gestão seguinte, de Luiz Moreira de Carvalho (1964-1968).


O viaduto, com 200 metros de comprimento na Avenida São Paulo, começava no cruzamento com a Avenida Tamandaré e seguia até onde hoje é a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, antigamente chamada de Avenida das Indústrias.


“Quando a cidade se expandiu, a linha férrea passou a ser um problema, obrigando a fazer intervenções urbanas, fazendo com que a linha de trem fosse rebaixada e se construísse o viaduto”, lembra o historiador Reginaldo Dias.


O viaduto ficou ativo por 30 anos. No entanto, por apresentar problemas, como não possuir galeria pluvial, provocando alagamento de alguns trechos, foi demolido em 1996, dando espaço ao Novo Centro.


Fotos da galeria: 1ª: Acervo/Maringá Histórica/ 2ª: Kenji Ueta/Acervo Maringá Histórica


Confira o vídeo produzido pelo site Maringá Histórica. 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo