Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

′Maria Fumaça′ passa por processo de restauração


Por Redação GMC Publicado 24/07/2018 às 13h34 Atualizado 17/02/2023 às 18h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Iniciada na quarta-feira (18), a reforma da Locomotiva 608, também conhecida como ′Maria Fumaça′, segue com intervenções e serviços de lavagem com desengraxantes. A reforma prevê limpeza intensa de toda locomotiva, com lixamento e aplicação de produtos removedores. Os serviços de restauração estão sendo realizados no Parque do Ingá, local onde está instalada desde 1973. Os trabalhos deverão ser finalizados em até 120 dias. O investimento total é de R$ 113.700,00.

Entre os serviços previstos, já foram realizadas lavagem completa de toda locomotiva e retirada das áreas enferrujadas. Nesta semana, a equipe segue com processo de limpeza da pintura e isolamento no entorno da Maria Fumaça, dando sequência na desmontagem das peças e restauração dos detalhes em oficina, revisão do piso, polimento do sino e demais peças de bronze.

Antes mesmo de ser iniciada a revitalização, a administração municipal investiu mais de R$ 56 mil para reforma da cobertura da locomotiva. A reforma contemplou a substituição da cobertura de madeira por estrutura metálica, restauração de esquadrias, paredes e grades, iluminação, entre outras ações, para intensificar a preservação da locomotiva contra condições climáticas.

História

Oficialmente, em 1954, a “locomotiva 608” foi a primeira a puxar um trem que chegou em Maringá, sendo doada pelo engenheiro Renato Meister. A Maria Fumaça inspirou o eslogan “Histórias que constroem” e a identidade visual utilizada em todos os eventos da programação oficial de 70 anos de fundação do município.

Por Diretoria de Comunicação da PMM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação