Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

UEM já formou políticos, atletas e até funcionária da Chanel; CONFIRA


Por Luiz Santos Publicado 07/02/2019 às 10h40 Atualizado 19/02/2023 às 18h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta 75 cursos de graduação e muitos outros de pós-graduação, nas mais diversas áreas do conhecimento. O portal GMC Online consultou a Assessoria de Comunicação da UEM para listar alguns ex-alunos da universidade que assumiram posições de destaque. Confira:

– Ulisses Maia, prefeito de Maringá, é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. O prefeito também já foi chefe do Núcleo Regional de Educação do município e diretor do Procon da cidade.

– O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, formou-se em Engenharia Química pela UEM, em 1987.

– O ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlos Valêncio, é formado em Engenharia Civil pela UEM. Ele já atuou também na presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá.

– Luiz Roberto Evangelista graduou-se em Física pela universidade, em 1979. Atualmente é professor titular no Departamento de Física da UEM e atua principalmente nos temas de adsorção, cristais líquidos, teoria elástica-contínua, comportamento de sistemas amorfos a baixas temperaturas e transições de fase em fluidos complexos.

– O deputado federal Enio Verri é graduou-se em Economia pela UEM, em 1985. Além disso, Verri conquistou o título de mestre pela universidade, em 1998, com a tese “O desenvolvimento recente da indústria paranaense”.

– Ricardo Barros, deputado federal pelo Paraná, é formado em Engenharia Civil pela universidade. O deputado já foi Ministro da Saúde do Brasil e prefeito de Maringá.

– Sergio Moro graduou-se em Direito pela UEM, em 1995. O ex-magistrado é atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Moro também já foi professor de Direito Processual Penal na Universidade Federal do Paraná.

– O deputado estadual pelo Paraná Michele Caputo é ex-secretário de Saúde do estado. Caputo é formado em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá.

– Ana Claudia Pirajá Bandeira é a atual presidente da subseção de Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil. Ela tem graduação e mestrado pela UEM em Direito, além de ser professora assistente na universidade.

– Wilson Luiz Quinteiro foi diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e presidente da ParanaPrevidência, durante parte do governo Beto Richa. Ele é graduado em Direito pela universidade e presidiu o Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho, além de ter atuado na direção do Diretório Central dos Estudantes da UEM.

– José Carlos Schiavinato é deputado federal pelo Paraná e formou-se em Engenharia Civil pela UEM, em 1977. O deputado também foi prefeito por dois mandatos do município de Toledo.

– Eliane Maia é graduada em Psicologia pela universidade e atualmente é presidente do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Maringá.

– Jair Biatto é secretário de Saúde de Maringá e graduou-se em Medicina pela universidade, em 2006. O secretário também realizou residência em Clínica Médica pela UEM.

– Rafael Spirandeli Galera formou-se em Direito pela UEM. Ele tomou posse como diplomata em 2016.

– O deputado federal pelo Paraná Luiz Nishimori é formado pela Universidade Estadual de Maringá em Ciências Contábeis.

– Mariana Medeiros é chefe de Projetos Digitais da Chanel, em Paris. Ela é formada em Moda pelo câmpus de Cianorte da UEM.

– Acácio Mendes Pereira Neto é graduado em Moda pela universidade e já venceu concursos como o prêmio João Turin. Neto também já realizou peças para marcas como a Cotton Project.

– José Cláudio Pereira Neto foi prefeito de Maringá e graduou-se em Direito pela universidade.

– Miguel Kfouri Neto já atuou como juiz eleitoral e foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Neto formou-se em Direito pela UEM, em 1981 e é membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas.

– Artur Langowski Terezan formou-se no colégio CAP/UEM e foi aluno do curso de Educação Física da universidade. Ele foi convocado para os Jogos Universitários Mundiais, do verão de 2017, disputados na China.

– Divanir Higino da Silva é presidente executivo da Cocamar e graduou-se em Administração e Ciências Contábeis pela UEM.

– Florêncio Rekayg Fernandes foi o primeiro professor indígena com mestrado do estado do Paraná. Fernandes realizou a dissertação “Atuação e Formação de Professores Pedagogos Indígenas no Paraná” pela UEM.

– Rosa Izelli tem graduação em Administração pela UEM, já foi docente da universidade e secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Maringá.

– Marta Regina Kaiser graduou-se em Administração pela UEM e é secretária de Assistência Social e Cidadania de Maringá. Ela já foi gerente institucional da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá e fundou a Adecon, empresa júnior de consultoria dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis universidade.

– Maria Iraclézia de Araújo é graduada em Zootecnia pela UEM e é presidente da Sociedade Rural de Maringá. Ela foi a primeira mulher no Brasil a presidir uma entidade do gênero.

– Valkiria Trindade é secretária de Educação de Maringá e formou-se em Geografia pela UEM. A secretária também fez mestrado e doutorado na universidade. Valkiria também é vice-Presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem.

– O secretário de Esportes e Lazer de Maringá Valmir Fassina graduou-se em Educação Física pela UEM, em 1985. Ele também pós-graduação em Treinamento Desportivo pela universidade e já foi mais de 10 vezes campeão dos Jogos Abertos do Paraná.

– Rogério Calazans é secretário de Gestão de Maringá. Ele é formado em Direito pela universidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação